A Academia Poética Brasileira, fundada em Curitiba (PR) em outubro de 2015, acaba de homenagear o jornalista, escritor e administrador maranhense Edmilson Sanches. A homenagem ocorreu na primeira semana de janeiro e, para documentá-la, a Academia expediu diploma [foto] onde se registra que “a Academia Poética Brasileira, por seu presidente e vice-presidente abaixo assinados, concede honrosamente ao escritor Edmilson Sanches o reconhecimento literário ‘Gonçalves Dias’ pela publicação aplaudida da crônica ‘Nélida Piñon e os Caxienses’ na plataforma internacional do www.facetubes.com.br”. O documento é assinado por Mhario Lincoln, presidente nacional e fundador, e Edomir M. de Oliveira, vice-presidente executivo nacional.
Edmilson Sanches vinha há mais de ano publicando, de modo avulso, artigos e crônicas na plataforma Facetubes, que é também baseada na capital paranaense e qualificada como uma das de maior nível da Internet no Brasil voltada majoritariamente para Literatura, Arte e Música, além de Educação e Economia, entre outros segmentos. Agora, desde 5 de janeiro deste ano, o jornalista e escritor maranhense passou a integrar o seleto quadro de colunistas da plataforma. Segundo o Facetubes, “Edmilson Sanches é jornalista, consultor, palestrante, editor, bacharel em Administração Pública, licenciado em Letras e é um dos intelectuais brasileiros mais aplaudidos em diversas áreas da literatura contemporânea”. O texto de estreia foi apresentado pelo escritor, músico e advogado Mhario Lincoln como “A opinião gratificante e conselheira do escritor Edmilson Sanches em tempo de Ano Novo”.
Para o presidente da Academia, “a comenda concedida a Edmilson Sanches é única, seja pela natureza da homenagem, seja pelos elementos iconográficos e simbólicos presentes no diploma que materializa o reconhecimento”. Não é a primeira vez que a Academia Poética Brasileira (APB) distingue intelectuais, sobretudo os de fora de seu quadro de membros. Em 2017, a APB, em solenidade de vulto em São Luís (MA), homenageou outros intelectuais maranhenses. 438196887leandro.
REPERCUSSÃO – O texto escrito por Edmilson Sanches, sobre a escritora Nélida Piñon, da Academia Brasileira de Letras e falecida em 17/12/2022, foi publicado na plataforma Facetubes e mereceu boa acolhida entre leitores do Brasil e do Exterior. De São Luís, Edomir de Oliveira, advogado, escritor, ex-superintendente do Banco do Brasil, escreveu: “O escritor Sanches foi de rara felicidade ao falar sobre Nélida Pinõn e com essa felicidade que envolve seus leitores transmite-nos os frutos da benquerença. Graças a Deus existem escritores assim que fazem dos seus leitores o ABC dos calouros na literatura”.
Por sua vez, Marlene Glória, do Rio de Janeiro (RJ), disse: “Professor Edmilson, aproveito para lhe desejar tudo de bom em 2023. O seu texto é muito bom. Nossa imortal está vivíssima”.
De Londres, Inglaterra (Reino Unido), Hilary Francis, que privava da amizade de Nélida, exultou: “It is a magnificent text. She was my friend. And I, a big fan of PIÑON [‘É um texto magnífico. Ela era minha amiga e eu, grande fã de Piñon’, em tradução livre].
De Brasília (DF), Kalil Guimarães classificou como “Muito bom!”. Raimunda Pinheiro de Souza Frazão, de São José de Ribamar (MA), também qualificou como “Excelente texto!” e concluiu: “Parabéns, Edmilson Sanches! Aplausos para Nélida agora em outro Plano!” De Brasília (DF), o leitor Jaime escreveu: “Parabéns […] por mais uma publicação de excelência”.
De São Luís (MA), Hilmar Ribeiro Hortegal, médico, escritor, gestor hospitalar e professor universitário, escreveu: “Bela matéria. Um texto de conhecimento literário, com destaque para o privilégio dos [irmãos] caxienses Adailton e Adailma [Medeiros] conviverem com a escritora Nélida, tendo privilégio de receber um livro autografado por ela. Obrigado, prezado Edmilson”. ///