Aroldo Pereira, um menino cultura de adultos sonhos

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Alberto Pessoa, poeta e jornalista. (novaimagemrevista.com.br)

“Les hommes téméraires bravent le péril avant de le regarder; les hommes véritablement courageux le regardent avant de le braver.”
(Homens corajosos enfrentam o perigo antes de olhar para ele; homens verdadeiramente corajosos olham para ele antes de enfrentá-lo.) Émile de Girardin

Remanescente de um grande Polo Cultural do norte de Minas Gerais, Montes Claros, o escritor e ativista da cultura brasileira Aroldo Pereira, nasceu sob os ares de montanhas das Gerais, em Coração de Jesus-MG, levado depois para Montes Claros, conviveu desde os 10 anos de idade embrenhado na maresia carioca do Arpoador.

Cresceu na intimidade da poesia e da vivência com figuras como Jorge Mautner, Thiago de Mello, Ferreira Gullar, Adélia Prado, Adão Ventura, Waly Salomão, Luís Turiba & com seu amado coestaduano Carlos Drummond de Andrade e muitos outros grandes artistas brasileiros coadjuvantes do original pensamento popular da música da poesiae da arte brasileira.
Aroldo Pereira tem uma brilhante história de talento e de luta para elevação da arte no Brasil e conservação profunda das raízes artísticas populares: almoça, janta e toma café cultura e conhecimento. Não se cansa de viver para o mundo concreto da arte.
Sua maior proeza é compartilhar prazerozamente, com a parcela marginal da cultura suas experiências, inspirado nos ensinamentos de sua mãe (in memória), Juscelina Pereira Neta, nascida em Brasília de Minas, cidade norte mineira que cedeu seu nome para a capital brasileira, a pedido do Norte Mineiro de Diamantina, Juscelino Kubitschek. E assim tem sido através do brilhante projeto cultural Psiu Poético, que há quase 40 anos encanta a vida de milhares de pessoas.

Desencanta a poesia de inúmeros poetas sedentos de visibilidade para suas mensagens de amor, de fé e de esperança.

Psiu Poético chega agora robusto, recheado de experiências ao Rio de Janeiro (16 a 22 de junho). Na mala um longo cordão de poesia e arte.
Idealizado por Aroldo Pereira e o grupo Transa Poética (foto), com Helena Soares (atriz, poeta, professora de teatro em Belo Horizonte), Osmauro Lúcio, ao centro, também ator, poeta e professor de teatro; Renilson Durães, poeta e professor de ioga e Mirna Mendes, poeta e socióloga), o Psiu arregimenta poetas, artistas e pensadores de Montes Claros, arredores, Brasil e mundo todo, costurou e vem tecendo em boa costura o Psiu Poético, há quase 40 anos.

“Legitimar a presença poética no cotidiano do brasileiro, promover vivências, experiências e trocas entre poetas e escritores de diversos cantos do país, além de celebrar a criação e a inspiração que surgem por meio da poesia. São essas algumas das possibilidades do Psiu Poético, que comemora sua história de verso e rima a cada dia”, destaca a reportagem do jornal Correio Braziliense.

Aroldo Pereira diz que o diferencial de seus projetos “é ser um espaço aberto de experimentação, onde poetas consagrados, escritores inciantes, amantes da poesia e curiosos, podem participar juntos de todas as atividades”, declara.

Aroldo Pereira lembra que as origens do Psiu Poético também vieram de Brasília durante uma participação no Festival Latino-Americano e Africano de Arte e Cultura (Flaac).

” Já desenvolvíamos alguns trabalhos poéticos, recitais em vários espaços (teatros, metrô de SP, praças). Criamos o grupo de teatro e literatura chamado Transa Poética e naquela época ficamos em Brasília 15 dias, ocupamos os corredores da UnB com poemas de vários lugares da América Latina”, destacou.

Literatura e arte no sangue de Aroldo Pereira

JOÃO AROLDO PEREIRA (06 de Outubro de 1959). Poeta, ator, compositor, performer e agitador cultural. Natural da cidade de Coração de Jesus/MG, passando a residir ainda criança em Montes Claros/MG. Exerce a atividade poética desde a infância, tendo despertado para a poesia no ambiente escolar. Na juventude formou e integrou bandas de rock e também nessa época ampliou sua escrita para a composição musical, tendo várias parcerias locais e regionais na música.
Participou intensamente dos célebres encontros do EPC – Encontro Popular de Cultura e das ações realizadas por esse importante movimento politico-cultural.
Em Montes Claros, fundou com amigos atores, atrizes/ poetas o Grupo Transa Poética, trupe responsável pela criação e pela (r)existência do PSIU POÉTICO, Festival de Poesia e Arte Contemporânea que acontece há 37 anos naquela cidade sempre em outubro, mas que tem desdobramentos em outras cidades mineiras e em outros estados, em diferentes épocas do ano, com o nobre objetivo de celebrar a arte e a poesia. Em Belo Horizonte, o Psiu Poético teve sua 5ª edição, realizada no período de 14 a 18 de março.
“Aroldo Pereira é um ativista sociocultural que busca sempre a costura da arte com as causas coletivas, por exemplo, através da realização anual do evento Resgate da Alegria- Natal sem Fome, que mobiliza artistas e comunidade em ações pelo próximo”, diz a poeta mineira, jornalista Mona Lisa Barros Mendes.
Aroldo é Doutor Honoris Causa pela UNIMONTES – Universidade Estadual de Montes Claros e várias de suas obras são objetos de estudos acadêmicos em literatura nesta universidade e também na UFMG.


Obras do autor:
-Canto de Encantar Serpente (1980)
-Azul Geral (1981)
-Hai Kai Quem Quer (1984)
-Amor Inventado: Doces Pérolas Púrpuras (1986)
-Cinema Bumerangue (1997)
-Parangolivro (2007)
-Poetrizka (2016)
Publicação em revistas: Revistas Kathedra
Espaço de Prática Poética.
Colaborações:
Jornal de Minas/Suplemento Destaque
Jornal Novos Tempos
Participações em Antologias: -Antologia da Moderna Poesia Brasileira (2002)
-Signopse: Poesia na Virada do Século (1995)
-Cantaria (2000)

Melhor da Poesia Brasileira /Minas Gerais (2002)
Terças Poéticas: Jardins Internos (2006)
Afrodescendência no Brasil: Antologia Crítica (2011).

PROGRAMAÇÃO GRATUITA DO 1° RIO PSIU POÉTICO
(EM CONSTRUÇÃO)

16 de junho – Sexta-feira
Casa do Tá na Rua – Av. Mem de Sá, 35 – Centro
18 às 20:30
Psiu Poético em Movimento com Amir Haddad, Grupo Ta Na Rua & poetas de todo o Brasil e seus tambores.

17 de junho – Sábado
Av. Atlântica, s/n altura do Posto 6 – Copacabana
Encontro, lançamento de livros, performances e poesia aos vivos em torno do monumento a Carlos Drummond de Andrade
11h – Monumento a Carlos Drummond de Andrade
Av. Rio Branco, 241 – Centro – (21) 3261-2550 – Rio de Janeiro
CCJF – Centro Cultural da Justiça Federal

18/06 – Domingo
Av. Vieira Souto, Praia do Arpoador.
Homenagem ao poeta, letrista e tropicalista Wally Salomão
15h – Poetas ocupando o Arpoador / Dunas do Barato (Dunas da Gal)

19/06 – Segunda-feira
Bar Ernesto – Rua da Lapa, 41 – Centro
19h às 21:30
Lançamento da revista Bric a Brac – Homenagem ao modernismo
Presença de poetas de todo o Brasil.
Coordenação e edição: Luiz Turiba e APPERJ

20/06 – Terça-feira
19 às 22h – Estação Net Rio
Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo
Sarau Rio Psiu Poético
Com poetas de Minas Gerais e de todo Brasil com microfone aberto.

21/06 – Quarta-feira
R. Muniz Barreto, 51 – Botafogo
FACHA – Faculdades Integradas Hélio Alonso
De 17h00 às 19h00
Lançamento de livros, projeção de curtas, performances de dança, poéticas e musicais. Microfone aberto.
Academia Brasileira de Letras – Av. Presidente Wilson, 203 – Castelo
De 19h00 às 22h00
Vídeopoemas, curtas e performances musicais e poéticas e lançamento de livros.
FACHA – Faculdades Integradas Hélio Alonso
Rua Muniz Barreto, 51 – Botafogo

22/06 – Quinta-feira – Encerramento
10h00 às 12h00 – Poesia Circular
CIEP Ayrton Senna da Silva
Auto Estrada Lagoa Barra, 15-A São Conrado
Poetas estudantes, professores e visitantes.
18 às 21:30 – Biblioteca Parque da Rocinha
Encontro celebrativo do Coletivo Poetas da Rocinha e poetas do Rio Psiu Poético com lançamento de livros, apresentações, celebrando a moderna poesia brasileira.
Estr. da Gávea, 454 – Rocinha.

Sobre o autor
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem, sua fonte de informação.
Deixe um comentário:
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba as últiamas notícias em seu e-mail:
Jesus Pearce
Nonato Santos

Mais um festejo de São Francisco das Chagas

No Sábado, 25/09, teve início mais um festejo de São Francisco das Chagas, no povoado Alto São Francisco município de São João do Soter, mais foi no domingo que juntamente com minha esposa (D.Elizane) resolvemos fazer uma visita ao Alto, matar a saudade pois não fomos em 2020, o pessoal

LEIA MAIS »
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue