Fotos: Comendas recebidas por Edmilson Sanches, que está com o agropecuarista e ex-gestor do Banco do Brasil Osvaldo David, também homenageado, e sua família. Vê-se ainda o aspecto geral da mesa diretora dos trabalhos do Prêmio Excelência e Qualidade Brasil 2023.
A Associação Brasileira de Liderança realizou nesta segunda-feira, 28/11/2023, solenidade em que homenageou diversas pessoas de destaque no Brasil e no Exterior com o “Prêmio Excelência e Qualidade Brasil 2023”. A solenidade foi realizada no grande salão de festas e eventos do elegante Esporte Clube Sírio, na Avenida Indianópolis, em São Paulo (SP).
O salão ficou lotado de empresários, profissionais liberais (médicos, engenheiros, advogados etc.), cientistas, pesquisadores, professores, jornalistas, consultores, músicos e outros artistas, representantes de entidades filantrópicas e de prestação de serviços, entre outras pessoas e profissionais do multifacetado universo da sociedade brasileira.
Das 19h às 23h foram sendo apresentadas diversas pessoas que são referência em suas atividades e em seu Estado de atuação. Do Maranhão, foi homenageado o jornalista, escritor, administrador e palestrante Edmilson Sanches, autor de mais de quarenta livros publicados nas áreas de Administração, Biografias, Comunicação, Desenvolvimento, História e Literatura. Segundo o documento da Associação Brasileira de Liderança, Sanches recebeu o “reconhecimento público”, no grau de “Comendador”, por seu “destaque com louvor entre os melhores do Brasil”, título “nomeado a pessoas de nobreza moral e intelectual que se destacam em suas áreas de atuação, demonstrando nosso reconhecimento público e incentivando a excelência e qualidade dessas lideranças”.
Moisés Hartmann, presidente da Associação Brasileira de Liderança, em diálogo com Sanches, elogiou o trabalho do maranhense, que há décadas vem se dedicando à organização de entidades comunitárias, acadêmicas, culturais e de miniprodutores rurais, como pequenos agricultores e quebradeiras de coco. Sanches também tem sido frequente palestrante em empresas e em escolas, inclusive universidades, em diversos pontos do País.
Bastante aplaudido após leitura de sua biografia pelo cerimonial, Edmilson Sanches recebeu o diplomas em português e inglês, colar com medalha, troféu e distintivos com o Bandeira Nacional e o brasão da República. Em entrevista à TV da Associação, Edmilson Sanches destacou que devia à palavra a homenagem que acabava de receber: “Escrita ou falada, ela é o suporte ou instrumento que utilizo para levar informação, conhecimento, reflexão e desenvolvimento para pessoas, empresas, entidades e comunidades em já dezoito Estados brasileiros. É o meu ide e pregai particular.” Quanto à solenidade, Sanches disse que “há um grande número de brasileiros, País adentro e afora, realizando grandes e meritórios trabalhos, e o que a Associação Brasileira de Liderança faz é alçar parte dessas pessoas do acinzentamento de suas atividades para o brilho de um grande momento, como esta noite no Clube Sírio paulistano. De qualquer modo, todos aqui desenvolvem atividades que contribuem para que parte do Brasil e dos brasileiros atinja estágios gradualmente mais elevados de qualidade de vida e, por que não?, de felicidade humana”.
Observador e crítico, Edmilson Sanches lembrou: “Dizem que palavra tem poder. E deve ser verdade, para o bem e para o mal, a exemplo de incertos Poderes político-administrativos, os quais, por motivos diversos — todos eles vergonhosos e não republicanos –, ainda submetem nosso País, e a nós seus habitantes, a vexames socioeconômicos, como o fato de o Brasil, com tantos recursos, naturais e humanos, ainda permanecer como país de Terceiro Mundo… porque a classificação não vai até o quarto”.
A convite, Edmilson Sanches encontra-se em viagem pelo Sudeste e Sul do País, já tendo sido homenageado por diversas Entidades acadêmicas e culturais dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.