A Academia Inclusiva de Autores Brasilienses – AIAB promove, com apoio da Biblioteca Braille Dorina Nowill, no período de 21 de abril de 2024 a 29 de outubro de 2024, o Prêmio Internacional de Espírito Inclusivo – PIEI, em sua quarta edição. Idealizada por Dinorá Couto Cançado, a AIAB veio do Projeto Luz & Autor em Braille que ela desenvolveu na Biblioteca Braille Dorina Nowill por 22 anos. Em 2017, em formato itinerante veio esse coroamento do projeto no formato de uma Academia, já espalhada mundo afora. Em 2021 veio o PIEI, uma das ações de relevância e com maior duração da AIAB.
Para participar é necessário observar: dirigido aos acadêmicos da AIAB, titulares, honorários, beneméritos, pioneiros e correspondentes, que sejam seguidores do blog, escritores videntes/facilitadores e pessoas com deficiência, com idade acima de 8 anos, em caráter nacional e internacional; a participação deve ser em duplas, constituídas de um vidente facilitador e uma pessoa com deficiência, em coautoria; as duplas devem se inscrever, exclusivamente, pelo e-mail da AIAB [email protected], enviando: nome e idade dos participantes das duplas, especificando o tipo de deficiência e um pseudônimo para cada dupla; a categoria que pretendem; endereço de e-mail e WhatsApp para contato, se necessário; o lançamento do 4º PIEI foi dia 21 de abril de 2024, celebrando o Dia Mundial da Criatividade e o período das inscrições é 22 de abril de 2024 à 22 de junho de 2024.
As participações em textos corridos devem ser com contos e crônicas, em arquivo word com no máximo de 2.000 caracteres corridos, a serem encaminhados até 30 de agosto de 2024. O assunto deve ser “Criatividade”; as participações com poemas devem estar também em word. Os poemas não devem ultrapassar 25 versos; das obras enviadas só serão analisadas as que não se refiram a temas religiosos, políticos ou de discriminação de qualquer espécie. As que se reportarem a qualquer desses temas serão desclassificadas; os contos, crônicas, poemas e poesias devem ser apresentados nas normas exigidas. Muitas duplas já inscritas e outras até com a produção criativa encaminhada, demonstrando o quanto as pessoas participantes são capazes de interagir e criar.
A Academia Inclusiva de Autores Brasilienses, sendo uma entidade sem fins lucrativos, fará a premiação em dinheiro, com uma quantia simbólica, com recursos de doações recebidas para este fim, cumprindo o estatuto vigente; e certificado de participação; para os demais participantes serão concedidos certificados de: Menção Honrosa em número de três. Colaboração especial (para os que colaborarem durante todo o período de 21/04 a 29/10/2024). Certificado de participação a todos e todas que forem classificados e não receberem nenhum prêmio.
A comissão julgadora será constituída de 7 (sete) membros; os participantes da comissão devem ser, obrigatoriamente, escritores membros acadêmicos da AIAB. Na direção do PIEI estão 3 AIABianas: Dinorá Couto (Presidente). Noeme Rocha (PcDV – Diretora de mobilização cultural) e Paola Rhoden (arte design). Todas as orientações sobre o concurso serão por meio do blog.aiabbrasilia.blogspot.com e informações/dúvidas no whatsApp 55 61 999701366.