EU PECADOR

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

José Osmar Monte Rocha

(Academia Aguaslindense de Letras)

Pai Celestial, eu pequei contra ti e contra a lei dos homens; segundo os costumes da humanidade; à luz da sociologia, da filosofia, da psicologia, da psiquiatria, da teologia e das religiões criadas pelos homens; deixei de seguir os dogmas instituídos pela igreja e ignorei o direito canônico. Sou pecador. Perdi o cartão de embarque para o Céu e fiquei suscetível de ganhar a passagem para o Inferno. Eu me confesso a ti, Pai Onipotente, Onipresente, Onisciente e Misericordioso! Perdoa-me!


Vi durante todos esses anos da minha vida, a regência do signo do medo, e as severas pressões das religiões que agem de forma ameaçadora, quando o adepto deixa de cumprir as recomendações do pregador, ou do doutrinador dessas correntes religiosas. Algumas dessas congregações falam mais o nome do Diabo do que o teu Santo nome; ameaçam os fiéis com o terror psicológico religioso e colocam o nome do espírito maligno em primeiro lugar; usam a maior parte do tempo para empoderar e exortar o inimigo, quando deveriam te louvar, orar, agradecer e exultar o teu nome Bendito. E ainda, diante do altar, instigam os fiéis para fazerem ofertas de recursos financeiros em grandes quantias, com promessas de bênçãos e milagres, como se pudessem vender, transformar e entregar essas promessas em realizações.


Pai Onipresente, tudo isso me enche de dúvida, e eu fico atônito sem compreender; eu que sou ignorante, te peço: abre os meus olhos para que eu possa enxergar a tua luz; limpa os meus ouvidos para que eu possa escutar a tua palavra santa; imuniza a minha alma para que eu não seja induzido a desvio de minha fé; e ilumina o meu espírito para que eu receba os dons de discernimento e sabedoria; que ao ver e ouvir, saiba distinguir o que é verdadeiro e divino, do que é enganador e diabólico.

Pai, essas ocorrências me fazem pensar no que escreveu o apóstolo Paulo, em mensagem aos coríntios, e eu não consigo confirmar: “Esses tais são falsos apóstolos, operários desonestos, que se disfarçam em apóstolos de Cristo, o que não é de se espantar. Pois, se o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz” (2 Coríntios 11:13-14). Procedem assim, como se fosse uma guerra interminável do bem e do mal travada diariamente, e sem vencedor. Esquecem que o teu filho amado Jesus Cristo já venceu o mal, deu o seu corpo e o seu sangue e a sua vida para salvar toda a humanidade (Mat. 26: 26-28), e ressuscitou dos mortos com honra e glória para o teu reino. O que me parece é que essas igrejas esqueceram as palavras de Jesus, quando disse: “Aquele que crer e for batizado será salvo” (Marcos 16:16). E ainda, deixam de praticar a última determinação de Jesus, antes de seguir para a Casa do Pai: “Este é o meu mandamento: Amai-vos uns aos outros, como eu vos amo” (João 15:12). Com estas palavras Jesus garantiu que o amor é o mandamento único e suficiente para cumprir a vontade de Deus.


Mas recorro aos relatos da história bíblica e vejo que o pecado existe desde a criação do mundo: Adão e Eva pecaram no Jardim do Éden, por desobediência; deixaram de cumprir os teus preceitos e comeram do fruto proibido; foram vítimas da tentação e da mentira; entretanto, tu não os condenaste por toda a vida; apenas lhes prescreveste que teriam que sobreviver com o trabalho e o suor do rosto; Eva passou a sentir a dor do parto … e cumpriram o teu decreto; todavia, tu os perdoaste, pela tua misericórdia (Gen. 3:6, 16-19).


Caim matou o irmão Abel, praticou o crime de homicídio e tu não o condenaste para a vida eterna; ele cumpriu a pena que lhe foi imposta (Gen. 4:8). Judas Iscariotes traiu o teu filho Jesus, com um ósculo e o entregou e o trocou por 30 dinheiros, no entanto, Jesus o perdoou (Mateus 26:15, 48). Os algozes que maltrataram o Cristo, escarniaram e o crucificaram no Monte Calvário entre dois malfeitores (possivelmente ladrões), receberam o perdão porque a bondade do teu filho ecoou: “Pai, perdoa-lhes porque não sabem o que fazem!” E um dos crucificados ao lado de Jesus pediu: “Mestre, quando estiveres no teu reino lembra-te de mim!” E a complacência de Cristo respondeu: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:34, 42-43).


É importante lembrar outros episódios narrados nos teus livros sagrados: Davi, rei de Israel, desejou a mulher do próximo, Bate-Seba, esposa de Urias, o guerreiro heteu a serviço do rei hebreu, e a possuiu. Davi teve várias mulheres (esposas e concubinas) e diversos filhos; pela lei cometeu adultério; e Bate-Seba concebeu Salomão, sucessor de Davi, a quem tu deste sabedoria e riqueza. Salomão também pecou, contrariou as tuas determinações quando se deixou levar pela fé escura das mulheres ímpias estrangeiras; eram 700 esposas, princesas e 300 concubinas estrangeiras (1 Reis 11:13). Essa situação não foi considerada adultério nem poligamia. E tu o perdoaste pelos desvios dos teus mandamentos. Uma mulher adúltera foi levada à praça pública para ser apedrejada, e Jesus mandou que quem não tivesse pecado atirasse a primeira pedra; e todos desistiram, por serem pecadores; e Jesus a perdoou (João 8:3-11).


E muitos outros fatos citados nos santos evangelhos: Pedro (Cefas) mentiu e negou Jesus três vezes antes que o galo cantasse; Jesus previu isso, e depois perdoou a fraqueza de Pedro (Mateus 26:34, 70-75). Tomé (Dídimo) duvidou que Jesus tivesse ressuscitado e aparecido aos outros apóstolos; disse que só acreditaria se pudesse colocar o seu dedo nas chagas de Cristo; negou a sua fé, mas Jesus apareceu noutra ocasião e disse a Tomé: “Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos” (João 20:24-29). Abraão copulou com a escrava egípcia Agar, com o consentimento de sua mulher Sara e a mesma concebeu o filho chamado Ismael (Gênesis 16:1-16); e Abraão, o primeiro patriarca, com quem Deus fez aliança, foi abençoado por Deus, não se caracterizando adultério. Jacó, o terceiro patriarca casou com as irmãs Lia e Raquel, filhas de Labão, e ainda viveu maritalmente com as duas escravas de suas mulheres: Zelfa (escrava de Lia) e Bala (escrava de Raquel); sem que isso fosse considerado bigamia ou adultério. As quatro mulheres de Jacó lhe deram 12 filhos, o que resultou nas 12 tribos de Israel (Gênesis 29:23-35; 30:1-26; 49:1-28).


São tantos os exemplos registrados nos livros sagrados, que demonstram a piedade divina para com os seus filhos: Moisés, servo de Deus, antes de ser escolhido para livrar o povo hebreu da escravidão do Egito, ao ver um egípcio ferindo um hebreu dentre os seus irmãos, matou o egípcio e ocultou-o na areia (Êxodo 2:11-15). Pelo homicídio praticado não há registro de condenação nem expiação; isso leva a crer que tu o perdoaste; pela tua complacência com Moisés. Posteriormente Moisés recebeu o chamado de Deus e conduziu esse povo durante quarenta anos; recebeu de Deus no Monte Sinai a Tábua da Lei contendo os 10 Mandamentos; todavia, duvidou da palavra do Altíssimo e não lhe foi permitido entrar na terra prometida; avistou de longe a terra prometida, mas morreu antes da entrada do povo de Deus em Israel; contudo Deus o perdoou porque era um servo de Deus e falava com Javé face a face (Números 20:10-12).


Pai Onisciente, a minha esperança está pautada nos teus registros dos livros bíblicos: quando Jesus foi tentado no monte pelo demônio, e após combater e rejeitar a proposta indecorosa do anjo decaído, que desejava que Jesus o adorasse e se render-se a ele; essencialmente quando ele disse: “Vai-te, Satanás; não tentarás o Senhor teu Deus” (João 4: 3-10). Naquele momento Jesus derrotou definitivamente o demônio. Noutra ocasião o Mestre Jesus deu uma garantia: “Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mateus 18:20). “Tudo que pedirdes ao meu Pai em meu nome sereis atendidos” (João 14:13). “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis”; batei, e abrir-se-vos-á (Lucas 11:9). Pai Onipotente, o pecado é uma fraqueza ou transgressão que tem atormentado a humanidade desde o primeiro momento em que Adão e Eva pecaram contra ti; suponho que não pecar seria um ser angelical atingido pela purificação. Até o Apóstolo Paulo (Saulo), com todos os ensinamentos divinos, preparado, ensinado pelo poder divino, expressou dizendo ser o pior dos pecadores (1 Timóteo 1:15; Romanos 5:8, 6:12, 6:23; 3:9; 1 João 1:9; Mateus 18:21-22).

Imagino eu, o que devo dizer de mim; com certeza o mais fragilizado dentre os pecadores.
Pai Celestial, eu me confesso a ti, sou pecador! Tem piedade de mim que sou muito fraco; e ainda faltam em mim (ou são insuficientes) a fé, a esperança, a caridade e o amor; começo entender as palavras de Jesus quando disse aos Apóstolos: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei”. (João 13:34-35). Entendi que Jesus não revogou os 10 mandamentos, mas deu nova interpretação, que existindo amor não haverá transgressão. E vejo nas palavras do Apóstolo Paulo quando disse: a fé sem caridade é vazia; e a caridade é o amor em exercício (1Coríntios 13:1-13; 14:1; 15:9-10; 16:14).

Pai Misericordioso, tem misericórdia de mim! Tu tiveste a complacência com tantos outros filhos pecadores, e os perdoaste; perdoa-me se quiseres! Converte-me para a tua religião: una, santa e perfeita – a religião do amor! Aquela em que todos nós somos teus filhos e irmãos; a fé conduz ao teu caminho, a esperança fortalece a caminhada, a caridade impera e o amor consagra o cumprimento dos teus mandamentos, conforme o teu filho amado Jesus Cristo ensinou. Perdão Senhor! Eu sou pecador, mas quero vencer o pecado.

Sobre o autor
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem, sua fonte de informação.
Deixe um comentário:
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba as últiamas notícias em seu e-mail:
Últimas Notícias
Jesus Pearce
Nonato Santos

Mais um festejo de São Francisco das Chagas

No Sábado, 25/09, teve início mais um festejo de São Francisco das Chagas, no povoado Alto São Francisco município de São João do Soter, mais foi no domingo que juntamente com minha esposa (D.Elizane) resolvemos fazer uma visita ao Alto, matar a saudade pois não fomos em 2020, o pessoal

LEIA MAIS »
Leia também
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue