O VALOR DE UMA ÁRVORE PARA A HUMANIDADE E O PLANETA

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

As árvores como seres extraordinários e de suma importância para a vida dos seres vivos em termos ecológico, cultural, tradicional, histórico, simbólico, etc. Ela é a caixa de ressonância das florestas e a conexão harmônica dos seres humanos com a natureza.

As árvores tinham que ser mais valorizadas, preservadas e conservadas pelo que são e representam, não somente vistas como matéria-prima para gerar lucros econômicos a empresas e pessoas.

Atualmente, essa é a principal função dela, ser fornecedora de produtos e subprodutos madeireiros para a humanidade.

Um dia reconheceremos seu verdadeiro valor ambiental e generosidade, como provedora de sombra, frutos, oxigênio, fármacos, abrigo para os animais etc., como também responsável pela purificação do ar, absorção de uma grande quantidade de gás carbônico (CO₂), diminuição de poluentes na atmosfera terrestre, diminuição da temperatura ambiente, redução da poluição sonora, absorção da água da chuva e preservam a biodiversidade no meio ambiente, dentre outros.

Tudo o que a humanidade e os animais comem é originário do reino vegetal, no qual as árvores são uns dos principais elementos. Mesmo a carne que um animal fornece para o outro, dentro da cadeia alimentar, tem como origem última os vegetais.

Por outro lado, as árvores e as demais espécies vegetais são independentes, fabricam seu próprio alimento e armazenam energia, através de um processo chamado fotossíntese.

É necessário avaliar todos os benefícios que as árvores proporcionam para a humanidade e o planeta, antes de reduzi-la a fornecimento de produtos, matéria-prima e bens materiais.

Poucas pessoas, hoje, estão interessadas em plantar árvores, a maioria tem interesse somente de cortá-las para geração de lucros pecuniários e destruição dos ecossistemas.

Sabendo que as árvores são fundamentais para o ser humano, a biodiversidade e a vida em um planeta sustentável e ecologicamente correto, devemos plantá-las mais e mais, além de cuidar das que já existem.

Por José Carlos




Espécie Florestal do Bioma Floresta Amazônica.
Sobre o autor
José Carlos Aroucha Filho
José Carlos Aroucha Filho
José Carlos Aroucha Filho é maranhense, nascido em São Bento (MA), em 1967. Graduou-se em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA. É também professor, escritor, ambientalista, extensionista rural, agroecologista, palestrante, consultor ambiental e radialista. É especialista em Gestão Interdisciplinar do Meio Ambiente e Educação Ambiental pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano – IESF. Publicou o livro Meio Ambiente & Práticas Sustentáveis, lançado em 2017, na Academia Caxiense de Letras – ACL, e lançou a segunda edição do mesmo em 2018, no Instituto Histórico e Geográfico de Caxias – IHGC. O autor coloca à disposição dos seus leitores (as) uma nova obra da publicação do livro “Educação Ambiental & Sustentabilidade nas Escolas”. Fruto de criteriosa revisão bibliográfica voltado fundamentalmente a assuntos de fundamental importância nas escolas. O presente livro mostra que existem métodos e práticas sustentáveis para ensinar educação ambiental e práticas sustentáveis no ambiente escolar, e que é no ambiente escolar que o estudante inicia e desenvolve o seu processo de interação social, econômica, ambiental, ecológica, biológica, cultural, territorial e política. Pretendemos gerar um questionamento e uma reflexão sobre a educação ambiental e a sustentabilidade nas escolas, diante dos problemas ambientais do planeta Terra. Além de escritor, José Carlos Aroucha Filho tem uma intensa atividade na área ambiental e educacional. Na execução dos seus trabalhos vem contribuindo para o despertar dos jovens, adultos e idosos no âmbito da educação ambiental, preservação ambiental e práticas sustentáveis. Como Engenheiro Florestal tem feito da profissão mais que um ofício, pois está sempre compromissado com as dimensões social, ambiental, cultural e territorial em suas ações, seja como profissional contratado ou como voluntário. Atua também, efetivamente, como Engenheiro Florestal (instrutor), ministrando Cursos e Treinamentos de Formação Profissional Rural. Como contribuição voluntária, trabalhou na educação ambiental, demarcação, instalação, adubação, manejo e programação de hortas orgânicas e agroecológicas em comunidades tradicionais e centros terapêuticos na reabilitação de jovens toxicodependentes de álcool e drogas, e em escolas municipais quilombolas, indígenas e ribeirinhas, que estão inseridas no Programa Horta Agroecológica e Orgânica nas Escolas, na busca da promoção de uma melhor qualidade de vida socioambiental. Fundamentalmente é Agroecológico e Sustentável!!!
Deixe um comentário:
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba as últiamas notícias em seu e-mail:
Últimas Notícias
Jesus Pearce
Nonato Santos

Mais um festejo de São Francisco das Chagas

No Sábado, 25/09, teve início mais um festejo de São Francisco das Chagas, no povoado Alto São Francisco município de São João do Soter, mais foi no domingo que juntamente com minha esposa (D.Elizane) resolvemos fazer uma visita ao Alto, matar a saudade pois não fomos em 2020, o pessoal

LEIA MAIS »
Leia também
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue