Antonio Cruz Gonçalves: uma justa homenagem a um grande caxiense

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Alberto Pessoa (novaimagemrevista.com.br)

A história de Caxias é repleta de fatos marcantes, protagonizados e construídos por pessoas que engrandecem a nossa herança cultural/histórica. São intelectuais, construtores de legados singulares, imortalizados pela trajetória da vida. Neste contexto a novaimagemrevista.com.br foi buscar a saga do caxiense ilustre, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, escritor, escritor Antonio Cruz Gonçalves. Residindo há alguns anos na capital cearense, Fortaleza Antonio Cruz Gonçalves faz questão de dizer: “sou procedente de uma cidade do ‘hinterland’ Maranhense – Caxias – imortalizada através de versos e prosas de seus ilustres filhos GONÇALVES DIAS, COELHO NETO e tantos outros”.


Conhecedor da história de Caxias como pesquisador e através da vivência com notáveis caxienses Antonio Cruz Gonçalves, teve sua infância e juventude nas ruas e vielas de sua cidade natal. Morro do Alecrim, Rio Itapecuru, Riaco Ponte, Ouro Fino, Riachão… Antonio gostava de estar pela fazenda do seu tio Cristino Cruz dono do lendário caminhão “Boa Viagem”, o primeiro a chegar a Caxias. Antonio Cruz é filho Gervásio Nunes Gonçalves e Felismina Cruz Gonçalves. É casado com D. Maria do Rosário de Fátima Machado Gonçalves com quem tiveram quatro filhos: GLAYBERTH, KASSIE, GERVÁSIO NETO e GONÇALVES FILHO.

Antonio Cruz se formou em Ciências pela Federação das Escolas Superiores do Maranhão. Também em Contabilidade pela Escola Técnica de Caxias. Cursou até 6º. Período de Direito na UNIFOR Universidade de Fortaleza). Possui 36 cursos/seminários, patrocinados pelo Banco do Brasil, versando sobre Direito, Administração e Economia. Aposentado do Banco do Brasil, onde trabalhou 31 anos, dos quais 18 como Gerente Geral em diversas Agências nos Estados do Maranhão, Piauí e Ceará, sendo a última na Agência Praça dos Correios, em Fortaleza. Exerceu, a função de Auditor letra “A” do Banco do Brasil, durante 10 anos.


Desde cedo, Gonçalves, procurou estar em sintonia com os princípios básicos do associativismo, buscando a consciência de classe e lutando pelos seus direitos, porque entende que só assim poderá avançar na luta pela construção de uma sociedade justa e humana. Dentro dessas diretrizes, foi, em 1958, Presidente do Grêmio Estudantil Caxiense. Nos idos de 1971 a 1975, foi conduzido à Presidência da AABB – Associação Atlética Banco do Brasil, em Caxias (MA). Em Fortaleza foi Diretor da CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas, na gestão 2003 a 2005, é Diretor desde 2004, do SINDILOJAS – Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza. Foi Presidente da ALMONT – Associação dos Lojistas da Monsenhor Tabosa em 02 (duas) gestões (1997/2001). Período em que todos os lojistas reconhecem como de uma profícua administração, dizendo que a ALMONT tem 02 (duas) histórias, antes e depois de 1997, quando GONÇALVES assumiu a Presidência pela 1ª. vez.

Em 2010 foi reconduzido, pela 4ª vez, Presidente da ALMONT-Associação dos Lojistas da Monsenhor Tabosa, onde desenvolveu, como das vezes anteriores, um bom trabalho, reconhecido por todos os lojistas. Em dezembro de 2014 escreveu o livro MOVIDO POR UM IDEAL, que recomenda pessoas a focarem em um ideal e persegui-lo até o fim. E concluiu: LUTANDO É DIFÍCIL, SEM LUTAR É IMPOSSÍVEL. Em 2021, redigiu a obra “RAFAELA – Um Botão Quase Flor” – sobre os 15 anos de sua primeira neta. Em seguida produziu o livro “ALICE 15 ANOS-Um Amor para Recordar”-, sua segunda neta. Prosseguindo criou o livro sobre a vida e obra de seu sogro “JOÃO MACHADO – O Conciliador por Excelência”-. Está marcado para 25/01/2025, em São Luís (MA), o lançamento da bibliografia sobre seu irmão “CHICO SOPEÇAS – Uma História de Luta e Superação”.

É articulista do jornal Diário do Nordeste – Coluna Opinião – já escreveu vários artigos, publicados por aquele matutino, versando sobre diversos assuntos (economia, política, datas comemorativas, etc). O último, foi em 06/09/2024, como o título “ELEIÇÕES MUNICIPAIS”. É sócio efetivo do IHGC (Instituto Histórico e Geográfico de Caxias), ocupando a Cadeira nº 5, bem como da ASLEAMA (Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão), na Cátedra nº 37. Outrossim, o biografado foi Presidente do LIONS CLUBE DE UBAJARA, período 1978 a 1980.  Venerável Mestre da loja Acácia Ibiapabana, no período de 1980 a 1982. Foi agraciado com o Título Honorífico de Cidadão de Fortaleza, em 15/12/2016.

Sobre o autor
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem, sua fonte de informação.
Deixe um comentário:
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba as últiamas notícias em seu e-mail:
Últimas Notícias
Jesus Pearce
Nonato Santos

Mais um festejo de São Francisco das Chagas

No Sábado, 25/09, teve início mais um festejo de São Francisco das Chagas, no povoado Alto São Francisco município de São João do Soter, mais foi no domingo que juntamente com minha esposa (D.Elizane) resolvemos fazer uma visita ao Alto, matar a saudade pois não fomos em 2020, o pessoal

LEIA MAIS »
Leia também
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue