Coluna do Osmar Monte

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

O Canto do Sabiá

O sabiá é uma ave bastante conhecida no Brasil e faz parte da história e da literatura. O poeta Gonçalves Dias na poesia “Canção do Exílio”, enalteceu o canto do sabiá. Essa ave tem um canto poderoso, que soa no silêncio da noite e atinge até 75 decibéis.

O canto do sabiá tem significado e magia. Ele canta para atrair a fêmea e convidá-la para o acasalamento. E também canta para desejar que chegue a chuva e a primavera. No final de agosto essa ave amplia o seu canto porque no período de setembro até janeiro é o tempo propício para a reprodução.

Enquanto o sabiá contempla a noite cantando durante muitas horas, alegra a fauna e embeleza a flora; e outros animais também, circulam pelo horário noturno fazendo zueira. Dentre esses, o urutau (ou mãe-da-lua), é conhecido como ave fantasma; causa terror. A coruja (ou rasga-mortalha), é conhecida como ave agourenta e ninguém gosta de ouvi-la, principalmente se ela passar por cima da residência (indica má sorte).

Quando o urutau canta e alguém pensa e pede algo ruim para outra pessoa, a energia dele é direcionada para inquietar e causar danos psíquicos a quem for desejado.

A coruja carrega uma força estranha; e quando ela passa perto de alguém com o seu som de rasga-mortalha, especialmente numa sexta-feira 13; se for feito um pedido de maldade (tipo doença, acidente ou morte), ela age para atingimento do objetivo e sem piedade para executar.

O significdo de sabiá em tupi, é “aquele que reza muito”, em alusão à voz dessa ave. Segundo uma lenda indígena, quando uma criança ouve, durante a madrugada, no início da primavera, o canto do sabiá, será abençoada com muita paz, amor e felicidade”.

Existe uma outra lenda contada por mateiros: diz que quando o sabiá canta durante a madrugada, a pessoa que pedir 3 vezes ao sabiá para encantar a pessoa desejada, terá harmonia para toda a vida.

O certo é que o sabiá já foi cantado e decantado por muitos admiradores. Existe uma canção “A Majestade, o Sabiá”, com sucesso em todo o Brasil, como reconhecimento da beleza sonora e da pureza dessa ave.


*Osmar Monte é poeta e escritor

Sobre o autor
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem, sua fonte de informação.
Deixe um comentário:
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba as últiamas notícias em seu e-mail:
Últimas Notícias
Jesus Pearce
Nonato Santos

Mais um festejo de São Francisco das Chagas

No Sábado, 25/09, teve início mais um festejo de São Francisco das Chagas, no povoado Alto São Francisco município de São João do Soter, mais foi no domingo que juntamente com minha esposa (D.Elizane) resolvemos fazer uma visita ao Alto, matar a saudade pois não fomos em 2020, o pessoal

LEIA MAIS »
Leia também
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue