Centro Cultural Hermes de Paula completa 44 anos
Texto: Hélder Maurício
Fotos: Fábio Marçal
O Centro Cultural Hermes de Paula completou nessa segunda, 22 de maio, 44 anos de sua inauguração. Foi em 1979 que o principal espaço dedicado à arte e à cultura de Montes Claros abriu suas portas pela primeira vez.
De lá pra cá, passaram pelo Centro Cultural muitas peças teatrais, exposições, mostras, shows musicais, apresentações artísticas, festivais e outras manifestações culturais e folclóricas, enaltecendo as tradições da cidade e também do Norte de Minas, marcando sua importância como um espaço pulsante de celebração da identidade montes-clarense.
Nesses anos todos, foram inúmeros os artistas que passaram pelo Centro Cultural, tanto os filhos de Montes Claros quantos aqueles de outras partes do estado e do país, cada um deles contribuindo com uma parte do grande mosaico que é a história do espaço, que também é parte da história da nossa cidade.
Para o agente cultural Aroldo Pereira, que há 37 anos trabalha no Centro Cultural, o local tem uma importância muito grande para Montes Claros: “nosso espaço é palco dos artistas das artes plásticas, do teatro, da dança, música, e também dos amantes do cinema. Considero o local um palácio da cultura montes-clarense: um verdadeiro aparelho cultural”.
Estrutura
O Centro Cultural Hermes de Paula é composto pela Galeria de Artes Godofredo Guedes, pelo Teatro Municipal Cândido Canela e pela Biblioteca Pública Municipal Dr. Antônio Teixeira de Carvalho.
A Galeria de Artes Godofredo Guedes é um lugar onde são expostas as mais variadas manifestações artísticas em forma de telas, esculturas e materiais fotográficos de renomados artistas. Nas tradicionais Festas de Agosto, por exemplo, o espaço costuma receber obras e fotos que valorizam as manifestações dos catopês, marujos e caboclinhos.
O Teatro Municipal Cândido Canela é outro ambiente que respira cultura. Para incentivar a ida da população ao teatro, as atrações costumam ser a preços populares.
A Biblioteca Pública Dr. Antônio Teixeira de Carvalho é um ambiente onde o conhecimento e os saberes estão sempre presentes. O espaço conta com um acervo de mais de 70 mil livros catalogados, entre obras literárias e acadêmicas. A biblioteca também oferece um acervo audiovisual, que auxilia os estudantes em suas pesquisas. Dentro das dependências da Biblioteca há um espaço onde ficam expostas, todos os dias, poesias de vários artistas convidados: o famoso Painel Permanente de Poesia Juca Silva Neto.