O evento ocorreu no Espaço Cultural Compartilhar – no Centro Universitário do UNICEPLAC – e reuniu escritores, artistas, e estudantes, nos dias 10 e 11
Fotos e texto: Alberto Pessoa (novaimagemrevista.com.br)
Com uma Produção Cultural de Goári Poeta Gravador, organização cordeliando, João Almir do Cordel, com realização Uniceplac e apoio da através da Coordenadora do Curso de Direito Risoleide Nascimento. AGL – Academia Gamense de Letras e Curso de Direito da Uniceplac e ATL – Academia Taguatinguense de Letras, ocorreu nos últimos dias 10 e 11 de maio o evento literário II – Direito, Leitura, Cultura e Arte.
Teve como tema o “Dia da Literatura”, onde foi feita uma homenagem ao escritor Cearense José de Alencar.
O projeto têm por finalidade promover, fomentar o segmento literário e as artes. Contou com a participação de diversos escritores e artistas de todo o Distrito Federal, além de um público composto principalmente por acadêmicos. e professores no Espaço Cultural Compartilhar – no Centro Universitário do Uniceplac no Gama.
Entre os artistas literários participantes estiveram:
DIA 10/05 ( Quarta-Feira)
- Zenilda Vilarins Cardozo
- Arlene Muniz
- Reni Muniz
- Gil Bhras
- Silas Cunha
- Manoel Messias Pretto
- Marina Costa
- Gustavo Dourado
- Elias Dourado
- Jonas Camelo- noturno
DIA 11/05 ( Quinta-Feira)
Artistas Literários:
- Denise Toledo
- Elias Antunes
- Alberto Pessoa
- Ana Neila Torquato
- Aine Pena
- Laércio Nicolau
- Goári Poeta Gravador
- João Almir do Cordel
Apresentações Culturais - Música: Gilmar Batista
- Música: Banda MEP – Adriano
Yoga: Fred Chamaileon (Espaço Terapeutico Ashram em Você).
Projeto promove a Arte e a Cultura no Distrito Federal
O evento literário II – Direito, Leitura, Cultura e Arte, projeto tem por finalidade promover, fomentar o segmento literário e as artes. Teve como tema o Dia da Literatura onde foi feita uma homenagem ao escritor Cearense José de Alencar, sobre sua vida e obra apresentada pelo casal de Acadêmicos da Academia Gamense de Letras – AGL, Silas Cunha – Professor e Filosofo e Gil Bhras que fizeram uma excelente reflexão sobre o ícone da literatura brasileira José de Alencar. A explanação foi baseada uma em pesquisa de campo onde os escritores tiveram em Fortaleza, Rio de Janeiro para compreender melhor a trajetória de Alencar e com isso apresentar neste importante evento de arte.
O evento foi considerado bastante proveitoso para a iniciativa cultural, com muita poesia, exposição de xilogravuras, livros e leitura e uma boa música apresentada por artistas locais e regionais. Goári Poeta Gravador diisse que “o balanço é bastante positivo em todos os aspectos, como a participação de 22 atrações entre os literários, músicos e xilogravadores, bem como a organização e desenvoltura de todos os participantes e as agremiações acadêmicas e coletivos culturais apoiadores”.
Já a Coordenadora do Curso de Direito Risoleide de Souza Nascimento, a idealizadora do projeto, reafirma a importância da parceria de Arimatéia (Goári), João Almir sobre a 3ª Edição, e reforça que a instituição estará pronta para ajudar no que for necessário. Risoleide aproveita para “agradecer a participação de todos e todas nesta segunda edição que se encerra, com bastante êxito” afirmou.
AP