Diretoria e membros do IHGC visitam canteiro de obras da sede própria

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

As obras foram reiniciadas após intervalo durante pico da pandemia com previsão para serem concluídas até dezembro próximo

Alberto Pessoa

Acompanhados da presidente da instituição Miramar Almada Lima, diretores e membros do Instituto Histórico Geográfico de Caxias estiveram nesta sexta-feira (14), em visita às obras da sede própria do Instituto na antiga Estação Ferroviária no bairro Galeana.
Os trabalhos estão avançados até o mês dezembro devem ser concluídas.

O Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC), sediado no antigo complexo da Estação Ferroviária da cidade, vai se transformar em uma grande praça cultural. As obras da ampla reforma do IHGC estão sendo implementadasem pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-.
Os recursos para conclusão da nova sede foram da ordem inicial de R$ 7 milhões oriundos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD).

A realização deste grande feito foi um esforço memorável do então presidente do IHGC Desembargador Arthur Almada Lima Filho, que faleceu vítima da Covid-19 sem ver o seu grande sonho realizado cujo importância deste pleito havia mais de 15 anos vinha sendo vislumbrado pela sociedade caxiense, rica em história e cultura.

De acordo com Iphan a restauração e adaptação de uso do Complexo Ferroviário de Caxias visam a preservação dos bens materiais representativos da arquitetura ferroviária e da história do Nordeste brasileiro.

As obras incluem a urbanização do trecho da rua Galiana, localizado entre a rua da Esplanada da Estação e a avenida Getúlio Vargas. No local, estão sendo feitas as instalações de meio-fio em concreto e a execução de passeio com piso, além de pavimentação da pista de rolamento com asfalto e execução de travessia diferenciada para pedestre. Os serviços ainda preveem a implantação de tratamento paisagístico, restauração dos elementos remanescentes do girador (estrutura ferroviária circular utilizada na manutenção e armazenamento de veículos), com limpeza do maquinário e instalação de área pavimentada para realização de eventos ao ar livre.

Um dos objetivos do projeto é dar novos usos ao Patrimônio Cultural em Caxias. O armazém, por exemplo, construído para ser depósito de mercadorias no complexo ferroviário, dará lugar à realização de cursos de aperfeiçoamento técnico. Ainda está prevista a criação de outros dois espaços, um destinado a cursos de informática e a aulas de artesanato, além de áreas administrativas e espaços de apoio, como instalações sanitárias, café e recepção, totalizando 274 m². Já a área de oficinas e manutenção de trens, de cerca de mil m² e uma das que mais sofreu deteriorações no decorrer do tempo, vai ser utilizada como auditório e sala de exposições.

Antiga Estação

O prédio da antiga Estação de Passageiros que se encontra em bom estado de conservação, receberá serviços mais simples, com revisão da cobertura, recuperação das esquadrias internas e externas e recuperação de pisos. O espaço da estação já é de responsabilidade do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias e, ao término das obras, todo o complexo também ficará sob a gestão da prefeitura de Caxias. Um teatro com 280 lugares será construído no local.

(Nas fotos os membros)

Miramar Almada Lima, Aluízio Albuquerque, Marcilene, Erlinda Bitencour, Alberto Pessoa, Deusimar Serra, Joana Batista, Flávia Santos e Berg Oliveira)

Sobre o autor
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem, sua fonte de informação.
Deixe um comentário:
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba as últiamas notícias em seu e-mail:
Jesus Pearce
Nonato Santos

Mais um festejo de São Francisco das Chagas

No Sábado, 25/09, teve início mais um festejo de São Francisco das Chagas, no povoado Alto São Francisco município de São João do Soter, mais foi no domingo que juntamente com minha esposa (D.Elizane) resolvemos fazer uma visita ao Alto, matar a saudade pois não fomos em 2020, o pessoal

LEIA MAIS »
Leia também
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue