Cariocas celebram a poesia em suas mais diversas formas
Texto: Hélder Maurício
Fotos: Alberto Pessoa
O Festival Psiu Poético desembarcou no Rio de Janeiro no último dia 16 estendendo suas atividades culturais até o dia 22 de junho. Na oportunidade, os cariocas puderam conferir um pouco do evento que, aqui em Montes Claros, há quase 40 anos, faz uma celebração genuína da poesia com manifestações culturais em diversos pontos da cidade e que já é presença constante em outras localidades como BH, São Paulo e Brasília.
As atividades culturais percorreram os principais pontos do Rio de Janeiro como Lapa, através do movimento teatral “Tá na Rua”, Botafogo, com manifestações culturais na Faculdade Hélio Alonso, na praia de Copacabana, em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, no Arpoador, numa saudação ao poeta Wali Dias Salomão, assim como, outros lugares de destaque no circuito cultural carioca.
Um dos momentos mais marcantes da temporada foi a presença do Psiu na Academia Brasileira de Letras. Na ocasião, os coordenadores do movimento foram recebidos pelos acadêmicos como o poeta Carlos Nejar e o filósofo e escritor Antônio Cícero.
A presença do Festival Psiu poético foi tão marcante que montou-se uma escultura feita de pequenas pedras portuguesas presentes em calçadas cariocas especialmente para o movimento. A peça foi criada pelo jornalista e pensador Luis Turiba. De acordo com ele, “foi uma forma de retribuir essa energia poética que se juntou às nossas e fez do Rio Psiu Poética um acontecimento extraordinário”.
Jorge Ventura, presidente da APPERJ (Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro), também estava presente ao evento. Para ele, foi uma emoção ímpar: “vivenciei uma experiência muito válida, uma oportunidade de somar com outras tribos poéticas e contemplar os 37 anos do Psiu”
Outra que teceu elogios ao evento foi Claudia Luna, vice-presidente da APPERJ De acordo com ela, a atração foi maravilhosa: “o que chamou mais minha atenção foi a interação de diversos tipos de público nesses dias de evento promovendo, em nossa cidade, uma diversidade poética”.