Da redação
O jornalista maranhense Alberto Pessoa, fundador e editor da novaimagemrevista.com.br teve quatro fotografias reconhecidas na maior premiação de fotografia da América Latina, o Brasília Photo Show.
Em sua nona edição, o festival o Brasília Photo Show se consagra como um importante espaço para fotógrafos do mundo inteiro. Profissionais e amadores disputaram igualmente em todos os módulos.
O festival foi aberto a todos os interessados em fotografia, e cada candidato pôde enviar até cinco fotos gratuitamente, sendo que cada participante pôde concorrer com até 30 fotos.
A edição deste ano, contou com 20 categorias de premiação, promovendo espaço para diversos estilos fotográficos. Entre estes, destacaram-se a categoria de Inteligência Artificial, exclusiva para a criatividade no uso da inteligência artificial; e a categoria de Foto Selfie, que exige a presença do braço da pessoa ou do tripé na foto. Além disso, a categoria Natureza unifica fauna e flora, enquanto Arquitetura e Street View ficaram, desta vez, juntas. E ainda: Metrô, Brasília 63 anos, Mobilidade sobre trilhos, Esporte, Fotojornalismo, Pet, Grávidas, Bebê e Família, Cityscape, Landscape, Retrato de Pessoas, Macro Fotografia, Astro Sky Night, Gastronomia, Agronegócio, Sensual, Montagem e Edição. As inscrições ocorreram em 31 de julho a 10 de setembro de 2023.
PREMIAÇÃO
Ao todo, foram 400 fotos vencedoras que passaram pelo crivo de curadores e galeristas do corpo técnico do festival para qualificar as milhares de obras inscritas. As fotografias vencedoras foram premiadas com medalhas, estatuetas e prêmios especiais, como a foto da capa do livro, além de serem publicadas no livro deste ano. O evento de premiação aconteceu no modelo híbrido no dia 25/11 e presencial.
A cerimônia de premiação foi no restaurante Doma Rooftop – ao lado do Museu de Arte de Brasília (MAB), na orla da Concha Acústica. O evento teve tradução em libras e transmissão ao vivo pelo canal BPS Channel do festival.
Contou com programação durante todo o sábado (25) e também no domingo (26). No sábado, além da premiação, aconteceu ainda um bate-papo com o fotógrafo Ricardo Polesso sobre “A nova era da Fotografia com a Inteligência Artificial”, tema e categoria que se destacou ao longo deste ano.
100 MIL FOTOS
Em oito edições, mais de 3100 fotos consagraram-se vencedoras entre quase 100 mil fotos foram recebidas de participantes de todo Brasil e de mais 60 países e oito livros foram publicados com as fotografias ganhadoras de todas as edições.
Todas as fotografias vencedoras de estatuetas, medalhas e menções são impressas no livro oficial do Festival, que conta com 400 imagens premiadas.
EXPOSIÇÃO
Na data de 25/11/23 a 31/03/24 está acontecendo Exposição dos trabalhos com entrada gratuita no Museu de Arte de Brasília. Aberto todos os dias (menos terça-feira) das 10h às 19h. Oficinas com idade mínima e número limitado por ordem de chegada. Tire suas dúvidas por e-mail [email protected] ou pelo whatsApp 6199441217. As atividades, oficinas e programação poderão sofrer alteração sem aviso prévio. Programação no site: www.cidadedafotografia.com.br
Além disso, todas as fotografias vencedoras das categorias estatuetas, medalhas e menções serão apresentadas impressas no livro oficial do Festival, que conta com 400 imagens premiadas, celebrando a nona edição do livro.
A novidade é que o MAB Educativo integra a programação do BPS.
Legenda
Foto 1- Rugas da vida
Foto 2 – Fenda da Santa ( Arraial do Cabo-RJ )
Foto 3- Rotina- Comunidade Tradicional na Amazônia
Foto 4- Marcha das Margaridas-Brasília