Impressão Crítico-Literária

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Memória da pele, poesia, é a estreia da poetisa Isa Corgozinho, professora e doutora em Crítica Literária, com selo da Venas Abiertas Ed. Popular, 100p, coleção III, Mulheres das Letras, BH-2021.


O livro já se mostra arte primorosa a partir da delicada capa, cuja arte representa mnemosyne, a deusa da memória.
A autora escreve com arte expressiva e percepção do mundo e da vida, com inspirados voos, em busca de epifanias. É dotada de elevada imaginação, de sentimento criativo e de humanidade.


Compõe-se Memória da pele de um mosaico de poemas multitemáticos, os sociais-engajados, os memorialistas/ telúricos, os de homenagens a figuras históricas marcantes (encomiásticas), aos familiares, com singular carinho e devoção, e os de intensa sensibilidade e voos criativos – os eróticos e sensuais, em q a autora envolve o leitor em clima frenético, excitante, embriagante. São quase flagrantes de cenas reais, tamanho o realismo e perspicácia expressos pela autora.


O domínio dos estilos gramatical e o literário, este fluente, gracioso e fiel ao princípio poético da economia e da criteriosa seleção vocabular, caracterizam Memória de pele.


É obra mista quanto ao nível da linguagem, ora flexibilizada ao do leitor mediano, ora e prevalente ao do erudito, com surpreendentes construções expressando cultura universal, a exemplo de Ecos de galos, que remete ao trinômio poético poundiano; Zobeide, uma mulher, cujo nome revelado em sonho inspirou a edificação de uma cidade italiana, Romance virtual, Joana sob o signo do amor, Quem és, Maria?).


Isa demonstra ótimo trânsito pelos fatos históricos, tanto pretéritos, qto os recentes, prestigiando-os detalhadamente, sem contudo permitir que o descritivismo prosaico se sobreponha ao poético; e com brilho metafórico ( Quem és, Maria?; Joana sob o signo do fogo; Madalena sob o signo do livre amor). As alusões ao mitos, mais recorrentes aos femininos, dão ao livro um tom da magia, do extraordinário, que imprescindem à Arte poética.


Em certa medida, Memória da pele é obra de vanguarda, pela densa pesquisa nela contida nos poemas de conteúdo místico e espiritualista, em estilo oposto ao da irreverência, predo.

Por: Ronaldo Mousinho

Sobre o autor
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem, sua fonte de informação.
Deixe um comentário:
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba as últiamas notícias em seu e-mail:
Jesus Pearce
Nonato Santos

Mais um festejo de São Francisco das Chagas

No Sábado, 25/09, teve início mais um festejo de São Francisco das Chagas, no povoado Alto São Francisco município de São João do Soter, mais foi no domingo que juntamente com minha esposa (D.Elizane) resolvemos fazer uma visita ao Alto, matar a saudade pois não fomos em 2020, o pessoal

LEIA MAIS »
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue