“O Vale da Curacanga” será lançado em Brasília

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

A mais recente obra do escritor José Jorge será apresentada no Espaço Cultural da Casa do Maranhão-DF, nesse dia 1º de dezembro sexta-feira às 18h30

Alberto Pessoa (novaimagemrevista.com.br)

Brasília aguarda com muita expectativa, o lançamento da obra magnífica “O Vale da Curacanga”, do renomado escritor maranhense José Jorge Leite Soares.
Elogiada pelo público e pela crítica o livro será apresentado aos convidados, na conceituada instituição Casa do Maranhão-DF, no dia 1º de dezembro próximo, em noite de autógrafo.
O evento contará com as presenças de ilustres personalidades do mundo literário brasileiro, maranhense e brasiliense.
“Crendices, lenda e superstição peculiares ao imaginário popular são representadas com vivos matizes; a visão de mundo local descrita com preciosos trejeitos regionais; o mito emerge como protagonista de uma narrativa, em que o nicho de riqueza extrativista das quebradeiras de coco é ameaçado pela tecnologia de uma indústria de óleo babaçu. Episódios pitorescos abordam contrastes sociais e discriminação de gênero historicamente encastelados no país, e são trazidos à baila em uma narrativa sedutora na qual o anseio pelo progresso é colorido com uma bonita história de amor verdadeiro. As aquarelas encartadas na obra denunciam mais um talento de Zé Jorge, o pintor, romancista, contista, que promove, com arte e letra já maduras, um encontro prazeroso com o sorteado leitor, sob a inspiração, o fascínio e o poder da lua cheia”, destaca a professora Dra. Elizabeth Rodrigues, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

NO VALE DE CURACANGA

Curacanga é um vale encantador na Baixada Maranhense. Mas encantada mesmo é a Curacanga: uma bola de fogo assustadora, que persegue a todos nas noites de lua cheia. Passada na década de 20, do século passado, a obra traz personagens próprios à República Velha, cuja política era dominada pelos coronéis, latifundiários, de quem partiam as decisões, as realizações e as novidades anunciadas no jornal do seu reduto eleitoral: um lugar distante da capital. No momento em que o progresso chegava ao Brasil em forma de energia elétrica e radiodifusão, a possibilidade de levar energia à região usando o babaçu como matéria-prima afigurou-se como uma descoberta e tanto! Nesse contexto, o autor discorre sobre o belíssimo ambiente com elementos históricos, geográficos e técnicos muito bem desenhados; retrata o cotidiano do lugar realçando o caudilho capitão João Leite, o comerciante português Manuel Campos, o prefeito Orleans de Castro, o juiz Eusébio, a bela morena Lucinda, o engenheiro francês Charbonnel; e presenteia o leitor com espirituosas tiradas, que nos fazem “viver” de rir.

QUEM É JOSÉ JORGE

Graduado em dezembro de 1972 no Curso de Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília. Especialização no campo de conservação de energia, atuando como consultor do Instituto Brasileiro do Petróleo, do Conselho Nacional do Petróleo, do CEBRAE – Centro Brasileiro de Apoio a Pequena e Média Empresa e do CEAG – Centro de Assistência Gerencial do Estado do Rio de Janeiro.
Tendo exercido atividades docentes nas Universidades Estadual do Maranhão, Federal de Pernambuco, Petróleo Brasileiro S/A – PETROBRÁS, Instituto Brasileiro do. Petróleo-IBP e NTT/UFRJ – Núcleo de Treinamento Tecnológico. Executivo de Empresa Multinacional (Spirax Sarco), Diretor de Operações da Empresa Concessionária de Energia Elétrica (CEMAR). Atividade Parlamentar como Deputado Estadual e Secretário de Estado do Governo do Maranhão. Diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Equatorial Energia desde 2005.

EDUCAÇÃO

• Ensino Fundamental concluído no Colégio Odorico Mendes e Colégio Pinheirense. Pinheiro-Maranhão, 1956-1964.
• Ensino Médio concluído no Colégio Elefante Branco. Brasília-DF, 1965-1967
• Graduação pela Universidade de Brasília no curso de Engenharia Mecânica. Brasília-DF, 1968-1972.
• Curso de Especialização na área de conservação de energia:
Department of Energy. London-England, 1981
Spirax Sarco. Chelteham-England, 1981.Nova Scotia Power Plant. Hallifax-Canadá, 1988. Energy Management Course. Fabrimetal-CIFoP. Brussels-Belgium,
October and November-1989
• Participação em cursos da Dale Carnegie Training (The Leader In You, Leadership Training for Managers and Strategic Presentations Workshop). São Luís-Maranhão, 2000 e 2001.
•MBA em Gestão de Serviços Públicos. Fundação Getúlio Vargas/ISAN. São Luís-Maranhão.
Atividade profissional:
Chefe do Departamento de Manutenção e Transporte da Cemar.
São Luis-MA, 1973
Engenheiro Chefe da Manutenção do Hospital Presidente Dutra
São Luis-MA, 1974
Engenheiro e Gerente Regional da Spirax Sarco.
São Paulo: 1975
Pernambuco:
1975/1978.
Minas Gerais: 1978/1979. Rio de Janeiro: 1979/1986
Diretor de Operações da CEMAR. São Luís – MA, 1986/1993. Diretor de Planejamento e Relações Institucionais da CEMAR/Equatorial Energia. São Luís-MA, desde 2005.

ATIVIDADE DOCENTE


Professor da Faculdade de Engenharia Mecânica – UEMA, Disciplina Tempos e Movimentos e Instalações Industriais. Período de 1974/1975 e 1987/1989.
Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão. 1974/1975. Professor Auxiliar de Ensino da Universidade Federal de Pernambuco, Disciplina Instalações Industriais. 1977/1978
Palestrante do Instituto Brasileiro do Petróleo, Cursos de Distribuição de Vapor, Conservação de Energia e Distribuição de Ar Comprimido. 1979/1986.
Professor contratado pela PETROBRÁS – CEMPES, Cursos CEMANT 1979 e 1980, Curso CIM 1980, e Curso CENTO 1984, 1985 e 1986
Consultor contratado pela CORPORACION ESTATAL EQUATORIANA PETROLERA- CEPE, para ministrar curso realizado em Guayaquil-Equador, em setembro de 1982
Consultor Técnico na área de conservação de energia pelo CEAG/CEBRAE- RJ. 1982/1986.

PRODUÇÃO LITERÁRIA


Livros publicados:
Articulista do Jornal o Estado do Maranhão – 2005 a 2021.
Lugar das Águas (Pinheiro 1956/2006) – 2006.
Coisas de Antanho (Coletânea de artigos de Josias de Abreu publicados no Jornal Cidade de Pinheiro) – 2006.
Quadros da Vida Pinheirense (Coletânea de artigos de Jerônimo de Viveiros publicados no Jornal Cidade de Pinheiro) – 2006 Editado pelo Instituto GEIA.
Curacanga (Crônicas publicadas no Jornal O Estado do Maranhão) – 2012.
O Contador de Estórias (Crônicas publicadas no Jornal O Estado do Maranhão) – 2018.
O Vale da Curacanga (Romance) – 2023.

ATIVIDADE POLÍTICA

Deputado Estadual. Legislatura 1995/1998
Deputado Estadual. Legislatura 1999/2002
Gerente de Estado de Desenvolvimento Regional de Rosário. 1999/2000.
Secretário de Estado Extraordinário no exercício da Gerência Regional de Pinheiro. 2000/200.
Secretário de Estado Extraordinário de Coordenação das Gerências Regionais. 2002/2004.

OUTROS


Cônsul Honorário da França em São Luís 2004/2019.
Presidente do Conselho Diretor da Aliança Francesa 2004/2007
Membro da Academia Pinheirense de Letras Artes e Ciências 2006/
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – 2012/.
Membro da Academia Maranhense de Letras 2023/. Condecoração da Medalha do Pericumã (Prefeitura de Pinheiro)
Condecoração da Medalha Manoel Bequimão (Assembleia Legislativa do Maranhão)
Condecoração da Medalha Ordem dos Timbiras (Governo do Estado do Maranhão)
Condecoração da Medalha Simão Estácio da Silveira (Câmara dos Vereadores de São Luís).Título de Cidadão de Guimarães.Título de Cidadão de Pedro do Rosário
Título de Cidadão de São Bento.Título de Cidadão de Esperantinópolis
Título de Cidadão de Axixá.Título de Cidadão Ludovicence
Título de Cidadão de Balsas.

SERVIÇO

Lançamento da Obra: No Vale da Curacanga
Autor: José Jorge Leite Soares
Local: Casa do Maranhão-DF
Endereço: SGAS 914 – Brasília-DF
Data: 1° de dezembro de 2023
Horário: 18h30

Sobre o autor
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem, sua fonte de informação.
Deixe um comentário:
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba as últiamas notícias em seu e-mail:
Últimas Notícias
Jesus Pearce
Nonato Santos

Mais um festejo de São Francisco das Chagas

No Sábado, 25/09, teve início mais um festejo de São Francisco das Chagas, no povoado Alto São Francisco município de São João do Soter, mais foi no domingo que juntamente com minha esposa (D.Elizane) resolvemos fazer uma visita ao Alto, matar a saudade pois não fomos em 2020, o pessoal

LEIA MAIS »
Leia também
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue