— Livro do professor Ariel Costa Primo conta com relatos testemunhais
Fotos: O livro “Panorama Histórico de Açailândia” e o autor, Ariel Costa Primo.
Começa a circular na próxima semana, no início de junho, a 2ª edição do livro “Panorama Histórico de Açailândia”, do professor, escritor e acadêmico Ariel Costa Primo, que integrou a Academia Açailandense de Letras em sua fase inicial e hoje é membro e diretor da Academia de Letras de Buriticupu.
Esgotada há 35 anos e impressa no antigo SIOGE (Serviço de Imprensa e Obras Gráficas do Estado do Maranhão), a primeira edição recebeu atualizações, revisão e um novo projeto gráfico, com design de Wesley Almeida (Editora Estampa, de Imperatriz – MA) e supervisão editorial do jornalista, escritor e consultor Edmilson Sanches, que prefacia a obra e que incorporou novos elementos editoriais ao livro. A obra original, de menos de 50 páginas, evoluiu para 140 páginas.
O autor, Ariel Costa Primo, foi testemunha ocular de muitos dos fatos da Açailândia inicial, da década de 1960 em diante. Ele viveu na Colônia Gurupi, considerada praticamente o ajuntamento humano organizado que irradiou a formação urbana do município.
O livro traz 25 fotografias sobre aspectos e atividades na Colônia e constitui um raro acervo histórico açailandense. Personagens importantes dos primórdios do município, como a professora Midiã Celestino e a enfermeira Maria Martins, de ascendência austríaca, e diversos outros homens e mulheres têm registro na obra.
O professor Ariel Costa Primo ainda realizará o lançamento oficial do livro, em Açailândia e Buriticupu, mas os interessados já podem adquirir a obra pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (98) 98233-2006. (Texto: EDMILSON SANCHES)