5 de agosto de 2023
1 – Hoje é o aniversário de João Pessoa e é também o aniversário do prefeito Cícero Lucena. Nascido em São José de Piranhas, Cícero teve o privilégio de vir ao mundo no mesmo dia em que surgia para a eternidade a cidade que viria a governar por três vezes e correndo o risco de chegar ao quarto mandato. De parabéns ambos os dois.
2 – Fundada em 05 de agosto de 1585, portanto há exatos 438 anos, João Pessoa é a quarta cidade mais antiga do Brasil e é a única que já nasceu Capital do Estado. É a cidade de todos nós, cidade dos que aqui nasceram e dos que foram adotados como eu fui.
3 – Quem me conhece está careca de saber que nasci em Princesa, no alto sertão da Paraíba. Vim para João Pessoa em 1975 fazer vestibular para o curso de Direito. Vim e fiquei. Terminei meu curso, tornei-me jornalista, casei, vieram os filhos, os netos, os cabelos brancos, algumas desilusões, incontáveis alegrias e a decisão de não me mudar dessas fronteiras nem mesmo depois do derradeiro adeus.
4 – Conheci parte da João Pessoa que não existe mais, dessa parte sinto saudade, saudade de suas antigas ruas, dos amigos que se foram, dos bares de antigamente, até dos cabarés me lembro, não os do apogeu da cidade que não tive o prazer de conviver, mas os que abrigaram as sobras das putas velhas em extinção, aquelas que mesmo velhas e em extinção nos falavam de um tempo em que aquelas ruas, hoje desertas, tinham vida, tinham cores, tinham música e tinham mulheres que se vestiam com rara elegância para vender ilusões e proibidos amores.
5 – O amigo Tadeu Mendes Florencio, relações públicas voluntário das coisas de nossa terra comum, avisa que hoje levarei falta no café com cuscuz do Zé Américo. Mas que mandará imagens do encontro só pra me deixar com água na boca.
6 – Está de doer na paciência o trecho de rodovia entre Sapé e Guarabira. Fiz um vídeo que mostrarei posteriormente. São crateras que podem causar prejuízos aos condutores e até mesmo provocar acidentes graves, caso alguém caia numa delas. É preciso a intervenção urgente do DER.
7 – Atenção Fábio Mozart e Edmundo dos Santos Costa, seus livros estão aqui comigo.