Professor André Goveia explica os Projetos literários colocados em prática pela sua equipe

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Desenvolvido em Tocantínia, o Projeto Leitura Viva ganha destaque no Encontro Nacional das Academias de Letras

Por Léa Martins
Foto: Genivaldo Trindade

O Projeto Leitura Viva realizado pela Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, foi apresentado em Araguaína pelo secretário municipal de Educação, o professor André Goveia, durante a movimentada programação do Encontro Nacional das Academias de Letras , organizado pela FEBACLA (Federação Brasileira das Academias de Letras e Artes), e coordenado pela Acalanto (Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense).

O evento aconteceu no Anfiteatro da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) nos dias 10, 11 e 12 de novembro e contou com a participantes de vários lugares do Brasil.

As diretrizes que norteiam o Projeto Leitura Viva foram apresentadas já no primeiro dia da programação do encontro, quando houve uma mesa redonda intitulada “Literatura e projetos de incentivo à leitura no Tocantins”, oportunidade em que professor André Goveia relatou a experiência do projeto que existe desde 2018 e que dentre as ações de destaques está o Cidade Leitora, iniciativa que já percorreu todos os bairros, povoados e aldeias indígenas do município.

Centro de Referência de Leitura
Ainda no leque de suas ações, contempla o Prêmio Leitura Viva, que premia trabalhos em diversos gêneros textuais literários, culminando com a publicação de duas coletâneas literárias dos alunos. Além disso, conta com o Centro de Referência de Leitura, um espaço localizado na praça principal da cidade e que desenvolve interações de leitura não só com alunos, mas também, com toda a comunidade que faz uso da praça com dinâmicas como a caixinha de leitura e escrita, que incentiva a produção textual que depois é exposto no local.

“O Centro de Referência de Leitura sediou recentemente o Prêmio Itaú Social que contemplou o projeto com mais de 700 obras literárias e está sendo indicado pelo SEBRAE ao Prêmio Prefeito Empreendedor”, informou o secretário André Goveia.

Durante todo o encontro de Araguaína houve grande procura de universitários, membros de academias de letras, além de professores e gestores educacionais que se mostraram interessados em conhecer as obras literárias dos alunos de Tocantínia e buscar mais informações.

Participando desse evento em Araguaína, a condessa Dra. Magna Aspasia, presidente da Academia de Letras de Uberaba (MG), externou o seu desejo de conhecer de perto esse projeto de Tocantínia. “Ao contrário de muitos lugares por aí, que vemos vasos de plantas murchas em relação à literatura, percebemos que em relação ao Projeto Leitura Viva são como vasos de plantas vivas, promovendo e incentivando a formação de novos escritores, novos leitores. Fiquei encantada com essa iniciativa coordenada pelo professor André Goveia”, enfatizou.

Avaliação positiva
Para o secretário André Goveia, a apresentação do projeto num evento nacional, com avaliação positiva da elite da literatura presente, mostra que a iniciativa de Tocantínia se consolida como referência, ressaltando que as contribuições literárias a partir do evento, contribuem sobremaneira para que o projeto se aperfeiçoe ainda mais, não só fazendo de Tocantínia uma cidade leitora, como também ganhando espaço além fronteiras.

Honraria
Como gestor e agente de destaque na contribuição de ações de desenvolvimento educacional e da cultura nacional, ao final desse importante evento cultural, o secretário André Goveia recebeu do presidente da FEBACLA, Dom Alexandre Rurikovich, a honraria da Medalha do Bicentenário da Independência do Brasil. Goveia agradeceu pela horaria recebida, bem como, pela calorosa acohida recebida pelos integranges da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense, especilamente, na pessoa de seu presidente, o escritor Alexandre Gomes de Brito.

Sobre o autor
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem, sua fonte de informação.
Deixe um comentário:
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba as últiamas notícias em seu e-mail:
Jesus Pearce
Nonato Santos

Mais um festejo de São Francisco das Chagas

No Sábado, 25/09, teve início mais um festejo de São Francisco das Chagas, no povoado Alto São Francisco município de São João do Soter, mais foi no domingo que juntamente com minha esposa (D.Elizane) resolvemos fazer uma visita ao Alto, matar a saudade pois não fomos em 2020, o pessoal

LEIA MAIS »
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue