Osmar Monte
“Bruxa” é uma figura emblemática que assombra e perturba populações desde os mais remotos tempos. Na antiguidade existiam Bruxas ou Feiticeiras; que para uns elas eram consideradas seres de grandes poderes; e para outros, não passavam de entes diabólicos para atormentar pessoas.
As sacerdotisas do Deus dos fenícios Baal e da Deusa Asherah, mulher de Baal, nada mais eram do que bruxas (ou feiticeiras). Faziam sacrifícios com crianças e ofereciam o sangue a essas divindades demoníacas.
O Rei Saul consultou a Bruxa de Endor e mandou que ela invocasse o espírito do Profeta Samuel, para que ele pudesse consultar sobre as suas batalhas.
No mundo todo viveram bruxas causando inquietação às populações. No Oriente Médio e na Europa, são os mais diversos registros desses personagens estranhos. A Igreja Católica com a Santa Inquisição, prendeu, matou e queimou centenas (ou milhares) de bruxas no mundo todo.
Até hoje ouve-se falar em Bruxas ou Feiticeiras. No passado a figura de uma Bruxa era caracterizada por uma mulher com nariz longo e voava numa vassoura para sair espalhando os fluídos maléficos por vários locais; e assombrando gente por onde passavam.
Atualmente existem Bruxas de carne e osso. O tempo passou e elas trocaram de vestimenta e apresentação. Elas são mulheres que vivem no meio social, dentro dos padrões aceitáveis. Muitas são religiosas de correntes diversas: católicas, evangélicas, espíritas, etc. O que é comum em todas, é a maldade que existe no coração de cada uma.
Eu conheci uma Bruxa de nome Macrilda Malls – evangélica fervorosa e disfarçada; mulher que tem um olhar de cobra venenosa e com a bruxaria é capaz de dominar uma pessoa; provocar doenças e até levar a óbito.
Outra bruxa, conhecida como “Bruxa do Sapo” – uma mulher fingidamente católica; passa os 7 dias da semana transitando pela Igreja; pratica magia em alto grau. Toda sexta-feira faz ritual com enxofre e barba de bode velho pai-de-chiqueiro, para atingir desafetos. Age de forma sigilosa e solta veneno. Essas duas são exemplos de Bruxas de carne e osso.