O projeto Bem-estar animal realiza várias atividades para proteger animais em situação de vulnerabilidade no município
Após receber denúncia de moradores do bairro Mansões Odisseia, em Águas Lindas de Goiás, nesta sexta-feira (27), a superintendência de Vigilância em Saúde, por meio da Diretoria de Zonooses foi o informada sobre maus-tratos a um animal. Os agentes foram ao local e constataram a veracidade da informação.
Um cavalo em estado deplorável, faminto e com sede, estava há vários dias amarrado com uma corda curta em um terreno baldio do bairro.
Acionado o departamento do Bem-estar Animal da prefeitura resgatou o cavalo para o curral do projeto.
O responsável pelo animal não foi identificado. Agora, sob a responsabilidade do municipio o cavalo começou a receber tratamento adequado, sendo alimentado e medicado para sua plena recuperação.
O Projeto Bem-Estar Animal foi lançado pela Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás em 2021 para oferecer também serviços de castração, vacinas e cirurgias para cães de gatos de forma totalmente gratuita. O prefeito Dr. Lucas Antonietti destaca a importância da iniciativa.
“Somos a única cidade do estado de Goiás e entorno, com uma casa específica para cuidar dos animais com tratamento clínico e cirúrgico, e também nós temos uma castração contínua”, disse.
O projeto atualmente está realizando o mutirão da castração que se iniciou no dia 10 de janeiro e vai até março.
Segundo a coordenadora do projeto, Dra. Maria de Fátima, o mutirão é para dar celeridade aos atendimentos, que já estavam marcados em 2022.
Requisitos para Castração
O projeto atende famílias de baixa renda residindo em Águas Lindas de Goiás. É obrigatório possuir comprovantes com uma renda máxima de até 2 salários de todos os integrantes da família e comprovante de residência.
(Assessoria de imprensa da Superintendência de Vigilância em Saúde.
Texto: Alberto Pessoa-jornalista
Fotos: Diretoria de Zonooses
Legenda: Animal estava abandonado no terreno baldio)