Alberto Pessoa (novaimagemrevista.com.br)
Com o intuito de amenizar a situação de enfermidade junto a pacientes internados em estabelecimentos de saúde do estado, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares – EMSERH
instituiu a Comissão de Elaboração e Implantação do Projeto Social Leitura que Cura. Publicado no Diário Oficial do Estado.
O projeto inicialmente atuará no âmbito da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares – EMSERH, pelo prazo de 01 ano, a funcionar na Sede Administrativa da Empresa e Unidades de Saúde participantes do projeto, com a incumbência de elaborar, regulamentar, implantar e acompanhar os resultados deste projeto social.
As ações previstas contemplarão a busca por referências teóricas, científicas e práticas, adaptação de infraestrutura necessária, elaboração dos fluxos e manuais, capacitação dos atores envolvidos e captação do recurso para implantação do projeto.
Designou os colaboradores membros da Comissão que cuidará dos procedimentos, composta por pessoas altamente capacitadas.
A Comissão do Projeto Leitura que Cura se reunirá mensalmente, ou em maior periodicidade, se achar necessário para bem cumprir as suas atribuições.
A CURA PELA LEITURA
Para especialistas, assim como o Projeto Doutores da Alegria, que leva conforto e esperança aos enfermos através da alegria de atores travestidos de palhaços, o projeto de Leitura que Cura do EMSERH tambem vislumbra essa perspectiva e deve incluir leituras de poemas, contação de histórias e fábulas e outras obras da literatura. É uma ideia básica onde as vítimas aprendem a preencher os momentos solitários com lembranças agradáveis, não deixando espaço para a tristeza e as recordações ruins.
Ai estão incluídos além de ouvir as histórias, as crianças e adolescentes vítimas de abuso e maus-tratos e enfermos com problemas graves de saúde, a promoção do conforto por meio das palavras, de produção de textos, de criação de poesias, de leituras dramáticas e de desenho pode ser trabalhado nas sessões de leitura. A cada livro lido, o paciente poderá ser incentivado a fazer um pequeno relatório sobre o que entendeu e como aquela história pode contribuir para a sua vida e assim melhorar sua autoestima.