Leitura que cura: um projeto em favor da vida

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Alberto Pessoa (novaimagemrevista.com.br)

Com o intuito de amenizar a situação de enfermidade junto a pacientes internados em estabelecimentos de saúde do estado, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares – EMSERH
instituiu a Comissão de Elaboração e Implantação do Projeto Social Leitura que Cura. Publicado no Diário Oficial do Estado.
O projeto inicialmente atuará no âmbito da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares – EMSERH, pelo prazo de 01 ano, a funcionar na Sede Administrativa da Empresa e Unidades de Saúde participantes do projeto, com a incumbência de elaborar, regulamentar, implantar e acompanhar os resultados deste projeto social.
As ações previstas contemplarão a busca por referências teóricas, científicas e práticas, adaptação de infraestrutura necessária, elaboração dos fluxos e manuais, capacitação dos atores envolvidos e captação do recurso para implantação do projeto.
Designou os colaboradores membros da Comissão que cuidará dos procedimentos, composta por pessoas altamente capacitadas.
A Comissão do Projeto Leitura que Cura se reunirá mensalmente, ou em maior periodicidade, se achar necessário para bem cumprir as suas atribuições.

A CURA PELA LEITURA
Para especialistas, assim como o Projeto Doutores da Alegria, que leva conforto e esperança aos enfermos através da alegria de atores travestidos de palhaços, o projeto de Leitura que Cura do EMSERH tambem vislumbra essa perspectiva e deve incluir leituras de poemas, contação de histórias e fábulas e outras obras da literatura. É uma ideia básica onde as vítimas aprendem a preencher os momentos solitários com lembranças agradáveis, não deixando espaço para a tristeza e as recordações ruins.
Ai estão incluídos além de ouvir as histórias, as crianças e adolescentes vítimas de abuso e maus-tratos e enfermos com problemas graves de saúde, a promoção do conforto por meio das palavras, de produção de textos, de criação de poesias, de leituras dramáticas e de desenho pode ser trabalhado nas sessões de leitura. A cada livro lido, o paciente poderá ser incentivado a fazer um pequeno relatório sobre o que entendeu e como aquela história pode contribuir para a sua vida e assim melhorar sua autoestima.

Sobre o autor
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem, sua fonte de informação.
Deixe um comentário:
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba as últiamas notícias em seu e-mail:
Últimas Notícias
Jesus Pearce
Nonato Santos

Mais um festejo de São Francisco das Chagas

No Sábado, 25/09, teve início mais um festejo de São Francisco das Chagas, no povoado Alto São Francisco município de São João do Soter, mais foi no domingo que juntamente com minha esposa (D.Elizane) resolvemos fazer uma visita ao Alto, matar a saudade pois não fomos em 2020, o pessoal

LEIA MAIS »
Leia também
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue