Governo de Goiás fortalece combate à dengue em Águas Lindas

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Por: Alberto Pessoa
Imagens: AP

Após a constatação do aumento galopante de casos positivos de dengue em Águas Lindas de Goiás, o governo estadual juntamente com a prefeitura vai intensificar as ações para diminuir a incidência do Aedes Aegypti no município.
Nesta segunda-feira (15), o prefeito Lucas Antonietti, juntamente com vereadores, secretários municipais, técnicos e representantes do governo estadual, deputado Andersen Teodoro se reuniram na sede municipal da Vigilância em Saúde para apresentar o projeto de atuação que será posto em prática ainda esta semana.
Recentemente o
governo de Goiás criou a Sala de Situação para discutir estratégias de combate ao ‘Aedes Aegypti’.
O grupo é formado pela SES, Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, além de representantes de diversas áreas da pasta, como as Superintendências de Vigilância em Saúde (Suvisa), de Política de Atenção Integral à Saúde (Spais) e Regulação. Também integram o grupo de trabalho equipes da Defesa Civil Estadual, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). “O objetivo é unir esforços e traçar estratégias de combate ao mosquito Aedes Aegypti, o qual é vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde Euder Vieira. Um dos municípios identificados como propriedade foi Águas Lindas.
De acordo com o Governo de Goiás uma equipe, composta por técnicos da Suvisa, realizará ações de manejo ambiental, para identificação e eliminação de criadouros em Águas Lindas.
A coleta de amostras para isolamento viral será intensificada nos municípios prioritários e terá apoio da Defesa Civil com a utilização de Drones e outras estratégias para identificação de áreas com focos de mosquitos, principalmente em locais de difícil acesso.
A SES-GO também vai orientar os municípios na organização de espaços estratégicos e alternativos para atendimento, estabelecendo um fluxo bem definido para regular os casos graves.
Os dados da regulação, como solicitação de vagas com códigos relacionados a arboviroses, serão utilizados como indicadores e acompanhados diariamente, redirecionando as políticas como o envio de insumos e medicamento para municípios que mudarem sua categorização de risco.

CASOS DE DENGUE

Em 2023, Goiás registrou, 65.293 casos de dengue e 38 óbitos pela doença. Já com relação à chikungunya foram 2.131 confirmações e 7 mortes. Para zika foram 29 casos confirmados e nenhum óbito registrado.
A Prefeitura de Águas Lindas, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde, que já vem promovendo ações de combate a dengue, vai intensificar a campanha de conscientização de combate à dengue.
O secretário municipal de Saúde Evandro Soares informou que a prefeitura, através das Secretarias de Saúde e Secretaria de Infraestrutura e Obras, irão realizar ações informativas e de limpeza em espaços públicos, em terrenos e baldios com o objetivo de eliminar possíveis criadouros do mosquito. “Além disso, Agentes de Endemias continuarão visitando residências em inspeções para eliminação de possíveis criadouros, tratamento focal com larvicida, levando informações de educação em saúde”, frisou Evandro.
Os agentes de Endemias trabalham a estratégias da saúde familiar, atualmente cerca de 63 profissionais realizam as visitas domiciliares, que tem como objetivo ações educativas individuais e coletivas, em que é incentivada a adotar medidas simples, como manter caixas d’água e outros recipientes bem fechados, não acumular lixo e entulho em terrenos baldios, e realizar a limpeza regular de calhas e ralos.

Sobre o autor
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem, sua fonte de informação.
Deixe um comentário:
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba as últiamas notícias em seu e-mail:
Últimas Notícias
Jesus Pearce
Nonato Santos

Mais um festejo de São Francisco das Chagas

No Sábado, 25/09, teve início mais um festejo de São Francisco das Chagas, no povoado Alto São Francisco município de São João do Soter, mais foi no domingo que juntamente com minha esposa (D.Elizane) resolvemos fazer uma visita ao Alto, matar a saudade pois não fomos em 2020, o pessoal

LEIA MAIS »
Leia também
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue