Porto Alegre está ilhada: mais de 50 mortos e centenas desaparecidas

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Texto e imagens: Alberto Pessoa (novaimagemrevista.com.br)

Hoje, sábado 04 de maio o sol rompeu as nuvens carregadas dos céus de Porto Alegre. Entretanto, a cidade continua sendo invadida por água. Em vários municípios adjacentes à capital chove bastante. Rios e lagos permanecem subindo, refletindo para os eventos de enchentes em todo os seus cursos. Os aeroportos da região estão fechados. Dezenas de voos foram cancelados e rodovias bloqueadas. Neste momento ninguém entre e nem sai de Porto Alegre e região.
As chuvas intensas já provocaram mortes, desaparecimentos e prejuízos materiais em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul.
Até às 18h desta sexta-feira (3/5) 39 mortes haviam sido confirmadas. Neste sábado já são 57 mortos e outras 68 pesssoas desaparecidas. Cerca de 24 mil pessoas estão desalojadas.
De acordo com a Defesa Civil do estado, 265 dos 497 municípios gaúchos foram afetados pelas fortes chuvas que se estendem desde o início da semana.
Porto Alegre vivencia a maior enchente da sua história com o rio Guaíba atingindo o nível de 4,77 metros na sexta-feira (3/5), superando a marca histórica registrada em 1941.
O estado está sob decretado de calamidade pública e a Defesa Civil alerta que as chuvas extremas podem continuar até o meio-dia da segunda-feira (6/5).
Em face ao risco de rompimento de uma das barreiras que protegem a capital da elevação das águas do rio Guaíba o Centro Histórico de Porto Alegre está isolado.
As aulas da rede estadual foram suspensas nesta semana. Ao todo 700 mil alunos foram impactados.
Na quinta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou o Estado e prometeu ajudar os governos locais.
O governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), afirmou que o total de mortes deve aumentar.
A cidade de Fontoura Xavier é o município que registrou o maior volume de chuva do Estado, com 500,6 milímetros entre as 12h de terça e as 12h de quarta. O volume é três vezes maior do que a média histórica do município – 146 milímetros. Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Sete cidades do Estado gaúcho estão entre as 10 com mais volume de chuvas registrado no mundo nas últimas 24 horas, segundo o serviço de meteorologia Ogimet, que possui base em mais de 6,6 mil estações em vários países. Os dados são da tarde desta quinta-feira (2).
A cidade de Santa Maria, apesar de não aparecer nesta lista, é uma das mais afetadas pela chuva, com desmoronamento de encostas, obstruções e bloqueios em vias urbanas e rurais. Onze pontes caíram e há áreas de inundação em diversos pontos.
Várias equipes de resgates vinda também de outros estados e do Distrito Federal que conseguiram entrar no estado enfrentam dificuldades para realizar as operações, devido ao mau tempo e à precariedade nos acessos.

(VEJA O VÍDEO E ENTENDA O MOTIVO DO ALAGAMENTO DE PORTO ALEGRE E OUTROS LOCAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL)

Sobre o autor
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem, sua fonte de informação.
Deixe um comentário:
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba as últiamas notícias em seu e-mail:
Últimas Notícias
Jesus Pearce
Nonato Santos

Mais um festejo de São Francisco das Chagas

No Sábado, 25/09, teve início mais um festejo de São Francisco das Chagas, no povoado Alto São Francisco município de São João do Soter, mais foi no domingo que juntamente com minha esposa (D.Elizane) resolvemos fazer uma visita ao Alto, matar a saudade pois não fomos em 2020, o pessoal

LEIA MAIS »
Leia também
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue