Alberto Pessoa, poeta e jornalista. (novaimagemrevista.com.br)
“Les hommes téméraires bravent le péril avant de le regarder; les hommes véritablement courageux le regardent avant de le braver.”
(Homens corajosos enfrentam o perigo antes de olhar para ele; homens verdadeiramente corajosos olham para ele antes de enfrentá-lo.) Émile de Girardin
Remanescente de um grande Polo Cultural do norte de Minas Gerais, Montes Claros, o escritor e ativista da cultura brasileira Aroldo Pereira, nasceu sob os ares de montanhas das Gerais, em Coração de Jesus-MG, levado depois para Montes Claros, conviveu desde os 10 anos de idade embrenhado na maresia carioca do Arpoador.
Cresceu na intimidade da poesia e da vivência com figuras como Jorge Mautner, Thiago de Mello, Ferreira Gullar, Adélia Prado, Adão Ventura, Waly Salomão, Luís Turiba & com seu amado coestaduano Carlos Drummond de Andrade e muitos outros grandes artistas brasileiros coadjuvantes do original pensamento popular da música da poesiae da arte brasileira.
Aroldo Pereira tem uma brilhante história de talento e de luta para elevação da arte no Brasil e conservação profunda das raízes artísticas populares: almoça, janta e toma café cultura e conhecimento. Não se cansa de viver para o mundo concreto da arte.
Sua maior proeza é compartilhar prazerozamente, com a parcela marginal da cultura suas experiências, inspirado nos ensinamentos de sua mãe (in memória), Juscelina Pereira Neta, nascida em Brasília de Minas, cidade norte mineira que cedeu seu nome para a capital brasileira, a pedido do Norte Mineiro de Diamantina, Juscelino Kubitschek. E assim tem sido através do brilhante projeto cultural Psiu Poético, que há quase 40 anos encanta a vida de milhares de pessoas.
Desencanta a poesia de inúmeros poetas sedentos de visibilidade para suas mensagens de amor, de fé e de esperança.
Psiu Poético chega agora robusto, recheado de experiências ao Rio de Janeiro (16 a 22 de junho). Na mala um longo cordão de poesia e arte.
Idealizado por Aroldo Pereira e o grupo Transa Poética (foto), com Helena Soares (atriz, poeta, professora de teatro em Belo Horizonte), Osmauro Lúcio, ao centro, também ator, poeta e professor de teatro; Renilson Durães, poeta e professor de ioga e Mirna Mendes, poeta e socióloga), o Psiu arregimenta poetas, artistas e pensadores de Montes Claros, arredores, Brasil e mundo todo, costurou e vem tecendo em boa costura o Psiu Poético, há quase 40 anos.
“Legitimar a presença poética no cotidiano do brasileiro, promover vivências, experiências e trocas entre poetas e escritores de diversos cantos do país, além de celebrar a criação e a inspiração que surgem por meio da poesia. São essas algumas das possibilidades do Psiu Poético, que comemora sua história de verso e rima a cada dia”, destaca a reportagem do jornal Correio Braziliense.
Aroldo Pereira diz que o diferencial de seus projetos “é ser um espaço aberto de experimentação, onde poetas consagrados, escritores inciantes, amantes da poesia e curiosos, podem participar juntos de todas as atividades”, declara.
Aroldo Pereira lembra que as origens do Psiu Poético também vieram de Brasília durante uma participação no Festival Latino-Americano e Africano de Arte e Cultura (Flaac).
” Já desenvolvíamos alguns trabalhos poéticos, recitais em vários espaços (teatros, metrô de SP, praças). Criamos o grupo de teatro e literatura chamado Transa Poética e naquela época ficamos em Brasília 15 dias, ocupamos os corredores da UnB com poemas de vários lugares da América Latina”, destacou.
Literatura e arte no sangue de Aroldo Pereira
JOÃO AROLDO PEREIRA (06 de Outubro de 1959). Poeta, ator, compositor, performer e agitador cultural. Natural da cidade de Coração de Jesus/MG, passando a residir ainda criança em Montes Claros/MG. Exerce a atividade poética desde a infância, tendo despertado para a poesia no ambiente escolar. Na juventude formou e integrou bandas de rock e também nessa época ampliou sua escrita para a composição musical, tendo várias parcerias locais e regionais na música.
Participou intensamente dos célebres encontros do EPC – Encontro Popular de Cultura e das ações realizadas por esse importante movimento politico-cultural.
Em Montes Claros, fundou com amigos atores, atrizes/ poetas o Grupo Transa Poética, trupe responsável pela criação e pela (r)existência do PSIU POÉTICO, Festival de Poesia e Arte Contemporânea que acontece há 37 anos naquela cidade sempre em outubro, mas que tem desdobramentos em outras cidades mineiras e em outros estados, em diferentes épocas do ano, com o nobre objetivo de celebrar a arte e a poesia. Em Belo Horizonte, o Psiu Poético teve sua 5ª edição, realizada no período de 14 a 18 de março.
“Aroldo Pereira é um ativista sociocultural que busca sempre a costura da arte com as causas coletivas, por exemplo, através da realização anual do evento Resgate da Alegria- Natal sem Fome, que mobiliza artistas e comunidade em ações pelo próximo”, diz a poeta mineira, jornalista Mona Lisa Barros Mendes.
Aroldo é Doutor Honoris Causa pela UNIMONTES – Universidade Estadual de Montes Claros e várias de suas obras são objetos de estudos acadêmicos em literatura nesta universidade e também na UFMG.
Obras do autor:
-Canto de Encantar Serpente (1980)
-Azul Geral (1981)
-Hai Kai Quem Quer (1984)
-Amor Inventado: Doces Pérolas Púrpuras (1986)
-Cinema Bumerangue (1997)
-Parangolivro (2007)
-Poetrizka (2016)
Publicação em revistas: Revistas Kathedra
Espaço de Prática Poética.
Colaborações:
Jornal de Minas/Suplemento Destaque
Jornal Novos Tempos
Participações em Antologias: -Antologia da Moderna Poesia Brasileira (2002)
-Signopse: Poesia na Virada do Século (1995)
-Cantaria (2000)
Melhor da Poesia Brasileira /Minas Gerais (2002)
Terças Poéticas: Jardins Internos (2006)
Afrodescendência no Brasil: Antologia Crítica (2011).
PROGRAMAÇÃO GRATUITA DO 1° RIO PSIU POÉTICO
(EM CONSTRUÇÃO)
16 de junho – Sexta-feira
Casa do Tá na Rua – Av. Mem de Sá, 35 – Centro
18 às 20:30
Psiu Poético em Movimento com Amir Haddad, Grupo Ta Na Rua & poetas de todo o Brasil e seus tambores.
17 de junho – Sábado
Av. Atlântica, s/n altura do Posto 6 – Copacabana
Encontro, lançamento de livros, performances e poesia aos vivos em torno do monumento a Carlos Drummond de Andrade
11h – Monumento a Carlos Drummond de Andrade
Av. Rio Branco, 241 – Centro – (21) 3261-2550 – Rio de Janeiro
CCJF – Centro Cultural da Justiça Federal
18/06 – Domingo
Av. Vieira Souto, Praia do Arpoador.
Homenagem ao poeta, letrista e tropicalista Wally Salomão
15h – Poetas ocupando o Arpoador / Dunas do Barato (Dunas da Gal)
19/06 – Segunda-feira
Bar Ernesto – Rua da Lapa, 41 – Centro
19h às 21:30
Lançamento da revista Bric a Brac – Homenagem ao modernismo
Presença de poetas de todo o Brasil.
Coordenação e edição: Luiz Turiba e APPERJ
20/06 – Terça-feira
19 às 22h – Estação Net Rio
Rua Voluntários da Pátria, 35 – Botafogo
Sarau Rio Psiu Poético
Com poetas de Minas Gerais e de todo Brasil com microfone aberto.
21/06 – Quarta-feira
R. Muniz Barreto, 51 – Botafogo
FACHA – Faculdades Integradas Hélio Alonso
De 17h00 às 19h00
Lançamento de livros, projeção de curtas, performances de dança, poéticas e musicais. Microfone aberto.
Academia Brasileira de Letras – Av. Presidente Wilson, 203 – Castelo
De 19h00 às 22h00
Vídeopoemas, curtas e performances musicais e poéticas e lançamento de livros.
FACHA – Faculdades Integradas Hélio Alonso
Rua Muniz Barreto, 51 – Botafogo
22/06 – Quinta-feira – Encerramento
10h00 às 12h00 – Poesia Circular
CIEP Ayrton Senna da Silva
Auto Estrada Lagoa Barra, 15-A São Conrado
Poetas estudantes, professores e visitantes.
18 às 21:30 – Biblioteca Parque da Rocinha
Encontro celebrativo do Coletivo Poetas da Rocinha e poetas do Rio Psiu Poético com lançamento de livros, apresentações, celebrando a moderna poesia brasileira.
Estr. da Gávea, 454 – Rocinha.