A ilha de São Luís é o point no Maranhão

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Cercada de praias e água do Oceano Atlântico a capital maranhense é um dos roteiros que atrai turistas para a Rota das Emoções

Alberto Pessoa (novaimagemrevista.com.br)

Fotos: Alberto Pessoa e Cláudio Leite

Fundada em 1612 pelo francês Daniel de La Touche, mais conhecido como “Senhor de La Ravardière”, São Luís, capital do Maranhão, ao longo do século XIX, esteve entre as cidades mais populosas do Brasil; hoje ela apresenta uma população estimada em 1.037.775 habitantes (2022). Além de ter ficado conhecida como a cidade dos azulejos, São Luís já foi a cidade dos bondes. Situada na região insular, a Ilha São Luís é limitada pelas baías de São Marcos e São José. A Ilha tem atraído milhares de turistas de todo mundo que buscam suas praias limpas, suas peculiaridades históricas e culturais. É a quinta cidade mais antiga do país.
Sua formação teve como objetivo estabelecer a França Equinocial na região dos trópicos, dentro do contexto da economia mercantilista. Eventos Culturais, lendas, culinária… formam um misto de atrações que cativam àqueles que visitam a Ilha do Amor.
Praia do Araçagy, Praia do Calhau, Olho D’água Palácios dos Leões, Praia do Panaquatira, Centro Histórico e seus casaroões. Orla urbana , avenida Litorânea… São Luís é o Point. Com muitos pontos turísticos, rica cultura popular e passeios naturais, a capital maranhense acabou ficando conhecida pelos seus belos e românticos cenários. São Luís, conhecida também como Upaon-Açu faz parte do Arquipélago do Golfão Maranhense. O nome Upaon-Açu foi dado pelos Tremembés e significa “ilha grande”.


Apesar dos muitos apelidos que falam da cidade, os seus moradores a chamam orgulhosamente de Ilha do Amor.
O Maranhão é um estado do nordeste com mais de 7 milhões de habitantes e com a segunda maior extensão litorânea do Brasil. É um dos estados brasileiros que mais possui ilhas de todo o litoral. Tem a maior variação de marés do Brasil e uma das maiores do mundo, com ondas que chegam a 8 metros a cada 6 horas. O Litoral Maranhense é vasto.
São Luís é conhecida ainda como a Lisboa Brasileira e a Cidade dos Azulejos na América Latina, pelo maior conjunto de azulejos portugueses.
O Centro Histórico da capital recebeu o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
A cidade tem grande influência francesa. Mais outros paises também participaram do desenvolvimento da capital, como os holandeses, africanos, nativos indígenas, e portugueses.

UM ESTADO ABENÇOADO
No Maranhão encontramos o Centro de Lançamento de Alcântara, um lugar projetado para o lançamento de foguetes e satélites. Lá também tem o porto mais profundo do Brasil, o de Itaqui, em São Luís. Isso confere ao estado um dos maiores complexos portuários do Brasil. O Maranhão possui a maior porção de manguezais do país. São mais de 500 mil hectares. A Floresta dos Guarás, a Amazônia Maranhense e a Amazônia Atlântica do Pará constituem a maior floresta contínua de manguezais do mundo.

LENÇÓIS MARANHENSES
Além da capital, existem os Lençóis Maranhenses com 155 mil hectares de área repletos de dunas brancas e lagoas de água doce, azuis e verdes que todo mundo conhece. Nos Lençóis Maranhenses, chove mais de 1600 milímetros por ano. O lugar é mais famoso pelas dunas que se iniciam no Oceano Atlântico e adentram mais de 50 quilômetros no continente.
É composto de lagoas, praias, rios, cachoeiras, em um de seus municípios, Barreirinhas, a cidade é cheia de vilarejos que estão virando febre no turismo, como o de Atins, o de Caburé, o de Mandacaru com o seu farol, também o vilarejo de Vassouras e a Praia de Lençóis. A Lagoa da Gaivota, a Lagoa da Andorinha, a Lagoa do Junco e o Oásis Queimada dos Britos em Santo Amaro são destaques especiais. Bem como a Lagoa do Cassó em Primeira Cruz.
O cenário é propício para encenação cinematográfica. Algumas cenas de “Vingadores Ultimato e Guerra Infinita” e capítulos de novelas brasileiras foram gravados na aérea dos Lençóis. A parte amazônica do Maranhão, com o destaque para a Ilha de Lençóis, em Cururupu, completamente formada por areia e um lugar único no Brasil. Uma curiosidade: antigamente ali vivia a maior comunidade de albinos do Brasil.

O nome dessa região se dá pela enorme quantidade de guarás, ave avermelhada. Lá existe a Lenda do Rei Dom Sebastião e o Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís: o Triângulo das Bermudas do Brasil. O lugar, de origem vulcânica, é o segundo maior cemitério de embarcações do mundo. Estima-se que existam 200 navios naufragados.
Faz parte da Rota das Emoções. O Delta das Américas agora, o terceiro maior delta oceânico do mundo. O Delta das Américas do Maranhão, é um santuário ecológico rico em flora, fauna, dunas, lagoas, rios e outros da elementos da natureza em 70% de toda a área. Fenômenos iguais só podem ser observados nos deltas do Rio Nilo, na África, e em Mekong, no Vietnã. Destaques para a cidade de Tutóia e a Praia do Arpoador.
Na cidade de Araioses conhece-se ainda a Ilha do Caju, a Ilha dos Poldros e a Ilha Canárias. Sem deixar de visitar também a Igreja de Nossa Senhora da Conceição do século XXI.

Sobre o autor
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem, sua fonte de informação.
Deixe um comentário:
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba as últiamas notícias em seu e-mail:
Últimas Notícias
Jesus Pearce
Nonato Santos

Mais um festejo de São Francisco das Chagas

No Sábado, 25/09, teve início mais um festejo de São Francisco das Chagas, no povoado Alto São Francisco município de São João do Soter, mais foi no domingo que juntamente com minha esposa (D.Elizane) resolvemos fazer uma visita ao Alto, matar a saudade pois não fomos em 2020, o pessoal

LEIA MAIS »
Leia também
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue