LITERATURA – “O Vale da Curacanga” encanta Brasília

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Alberto Pessoa (novaimagemrevista.com.br)

A noite desta sexta-feira (1º) ficará marcada como o dia em que a fábula ” O Vale da Curacanga”, produzida pelo escritor maranhense José Jorge encantou Brasilia. Apresentada no Espaço Cultural da Casa do Maranhão-DF, o evento foi prestigiado por pessoas ilustres e admiradores do escritor e da literatura. Entre estes o ministro Reynaldo Fonseca, o Desembargador Roberto Veloso, deputada Erika Kokay, Edison Lobão, Alexandre Costa Júnior, presidente da Casa do Maranhão-DF Gilza Everton, jornalistas e outros convidados.


Nos momentos em que antecederam o lançamento, o autor fez um breve relato sobre a obra. “Curacanga é um vale encantador na Baixada Maranhense. Mas encantada mesmo é a Curacanga: uma bola de fogo assustadora, que persegue a todos nas noites de lua cheia. Passada na década de 20, do século passado, a obra traz personagens próprios à República Velha, cuja política era dominada pelos coronéis, latifundiários, de quem partiam as decisões, as realizações e as novidades anunciadas no jornal do seu reduto eleitoral: um lugar distante da capital. No momento em que o progresso chegava ao Brasil em forma de energia elétrica e radiodifusão, a possibilidade de levar energia à região usando o babaçu como matéria-prima afigurou-se como uma descoberta e tanto”, relatou José Jorge.


“O Vale da Curacanga versa sobre Crendices, lenda e superstição, peculiares ao imaginário popular são com vivos matizes; a visão de mundo local descrita com preciosos trejeitos regionais. O mito emerge como protagonista de uma narrativa, em que o nicho de riqueza extrativista das quebradeiras de coco é ameaçado pela tecnologia de uma indústria de óleo babaçu. Episódios pitorescos abordam contrastes sociais e discriminação de gênero historicamente encastelados no país, e são trazidos à baila em uma narrativa sedutora na qual o anseio pelo progresso é colorido com uma bonita história de amor verdadeiro. As aquarelas encartadas na obra denunciam mais um talento de Zé Jorge, o pintor, romancista, contista, que promove, com arte e letra já maduras, um encontro prazeroso com o sorteado leitor, sob a inspiração, o fascínio e o poder da lua cheia”, descreve a professora Elizabeth Rodrigues.

ADQUIRA, LEIA E CONHEÇA “O VALE CURACANGA”.

Confira as fotos do evento:

Sobre o autor
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem, sua fonte de informação.
Deixe um comentário:
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba as últiamas notícias em seu e-mail:
Últimas Notícias
Jesus Pearce
Nonato Santos

Mais um festejo de São Francisco das Chagas

No Sábado, 25/09, teve início mais um festejo de São Francisco das Chagas, no povoado Alto São Francisco município de São João do Soter, mais foi no domingo que juntamente com minha esposa (D.Elizane) resolvemos fazer uma visita ao Alto, matar a saudade pois não fomos em 2020, o pessoal

LEIA MAIS »
Leia também
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue