Osmar Monte
A cidade de Barra do Corda (MA), é um presente da Natureza. Deus permitiu que fosse fundada entre matas e colinas; e que dois lindos rios circundassem o centro da cidade, numa demonstração divina para mostrar os encantos paradisíacos no centro do Estado do Maranhão.
Quem fizer um passeio pelo Rio Mearim e sair em direção a Ilha (no encontro das águas), começando pelo Porto da Volta Grande, observa algo impressionante, parece que as águas descem e sobem, num giro de 360 graus. E na sequência passa pelo Porto do Cateté, Porto do Seridó, Porto da Unha de Gato, Porto das Duas Ilhas, e, finalmente, o grande encontro das águas do Rio Mearim com o Rio Corda, num abraço infinito para a eternidade.
Mas se quiser iniciar um passeio pelo Rio Corda, na direção da Ilha, pode escolher o Porto do Sujapé, seguir pela Passagem Rasa, Porto da Socorro, Pousada, Porto do Mete Mete, Porto das Almas, chegar no Beira Rio, e, se deleitar com as belezas da Ilha; e ver o desembocar no Rio Mearim, com o contraste das águas cristalinas do Rio Corda, com as águas turvas e mornas do Rio Mearim, para o casamento indissolúvel das águas miraculosas na “Rainha do Sertão Maranhense”.
Em todas as direções, as águas são atraentes e confortantes; a energia vibrante corre nos leitos. As paisagens naturais enfeitam as margens; árvores frondosas balançam; pássaros cantam e voam; e peixes dançam como se houvesse orquestração. Só quem conhece pode confirmar a veracidade do cenário de beleza natural.
Mas é bom lembrar que existem encantos e também assombrações; os rios sofrem ataques de seres perversos que provocam perturbação e medo. No Rio Mearim aparece o “Boi Preto do Rio Mearim” – um monstro violento que assombra navegantes e ribeirinhos.
No Rio Corda aparece “O Monstro do Rio Corda” (ou Pingongó), causando horrores e afugentando banhistas e pescadores, soltando cheiro insuportável e com olhos reluzentes e língua pontiaguda.
As assombrações devem ser combatidas com orações. Vale a pena fazer um passeio pelas águas energizantes de Barra do Corda.