Passeio pelas águas doces em Barra do Corda

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Osmar Monte

A cidade de Barra do Corda (MA), é um presente da Natureza. Deus permitiu que fosse fundada entre matas e colinas; e que dois lindos rios circundassem o centro da cidade, numa demonstração divina para mostrar os encantos paradisíacos no centro do Estado do Maranhão.

Quem fizer um passeio pelo Rio Mearim e sair em direção a Ilha (no encontro das águas), começando pelo Porto da Volta Grande, observa algo impressionante, parece que as águas descem e sobem, num giro de 360 graus. E na sequência passa pelo Porto do Cateté, Porto do Seridó, Porto da Unha de Gato, Porto das Duas Ilhas, e, finalmente, o grande encontro das águas do Rio Mearim com o Rio Corda, num abraço infinito para a eternidade.

Mas se quiser iniciar um passeio pelo Rio Corda, na direção da Ilha, pode escolher o Porto do Sujapé, seguir pela Passagem Rasa, Porto da Socorro, Pousada, Porto do Mete Mete, Porto das Almas, chegar no Beira Rio, e, se deleitar com as belezas da Ilha; e ver o desembocar no Rio Mearim, com o contraste das águas cristalinas do Rio Corda, com as águas turvas e mornas do Rio Mearim, para o casamento indissolúvel das águas miraculosas na “Rainha do Sertão Maranhense”.

Em todas as direções, as águas são atraentes e confortantes; a energia vibrante corre nos leitos. As paisagens naturais enfeitam as margens; árvores frondosas balançam; pássaros cantam e voam; e peixes dançam como se houvesse orquestração. Só quem conhece pode confirmar a veracidade do cenário de beleza natural.

Mas é bom lembrar que existem encantos e também assombrações; os rios sofrem ataques de seres perversos que provocam perturbação e medo. No Rio Mearim aparece o “Boi Preto do Rio Mearim” – um monstro violento que assombra navegantes e ribeirinhos.

No Rio Corda aparece “O Monstro do Rio Corda” (ou Pingongó), causando horrores e afugentando banhistas e pescadores, soltando cheiro insuportável e com olhos reluzentes e língua pontiaguda.

As assombrações devem ser combatidas com orações. Vale a pena fazer um passeio pelas águas energizantes de Barra do Corda.

Sobre o autor
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem, sua fonte de informação.
Deixe um comentário:
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba as últiamas notícias em seu e-mail:
Jesus Pearce
Nonato Santos

Mais um festejo de São Francisco das Chagas

No Sábado, 25/09, teve início mais um festejo de São Francisco das Chagas, no povoado Alto São Francisco município de São João do Soter, mais foi no domingo que juntamente com minha esposa (D.Elizane) resolvemos fazer uma visita ao Alto, matar a saudade pois não fomos em 2020, o pessoal

LEIA MAIS »
Leia também
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue