Texto: Hélder Maurício
Fotos: Fábio Marçal
A 37ª edição do Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético, que esse ano trás o tema “Gente”, estará recebendo, de forma gratuita, inscrições entre os dias 1 e 30 de julho. O evento, que tem o apoio da Prefeitura, é promovido anualmente pelo Grupo Teatral Transa Poética.
Para participar da atração, poetas, artistas e público em geral devem se dirigir à Biblioteca Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho”, dentro das dependências do Centro Cultural Hermes de Paula, das 8 às 18 horas, de segunda a sexta, ou enviar e-mail para o endereço [email protected].
O tema do evento deste ano é uma melodia composta pelo cantor, compositor, violonista e professor, além de doutor em Literatura pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Élcio Lucas de Oliveira. Segundo ele, o ponto de partida para a composição da letra foi um dito oriental que diz que toda pessoa ao nascer tem garantida sua cota de comida e roupa. “Então a canção tem início com essa indagação, já que falta leite, pão e arroz com feijão no prato de inúmeros brasileiros. Assim como também há muitas dificuldades para se ter o calçado, uma roupa adequada para que possamos ir para a escola, que é uma outra carência que atinge muitos de nós. E assim, outras situações do viver são trazidas num tom de indagação, pois é o básico para qualquer um ter uma vida digna”, explica Élcio, que é também monge budista.
De acordo com o agitador cultural Aroldo Pereira, coordenador do festival, “nessa edição, de uma lista de mais de 25 nomes indicados por pessoas ligadas à cultura de todo o Norte de Minas e do Brasil, até o dia 15 de julho sairão as seis personalidades homenageadas pelo evento”. O 37º Festival Psiu Poético está agendado para acontecer entre 4 e 12 de outubro.