Rio Psiu Poético vai homenagear o poeta Waly Salomão

Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Texto: Hélder Maurício
Fotos: Divulgação

O 1° Rio Psiu Poético na capital fluminense, vai começar no próximo dia 16 com encerramento no dia 22, e tem como homenageado Waly Salomão durante uma semana de Literatura e Arte

O 1º Rio Psiu Poético que acontecerá no próximo dia 16 a 22 de junho no Rio de Janeiro reunirá artistas, poetas, escritores, pesquisadores e amantes da cultura. O evento prestará homenagem ao grande artista brasileiro Waly Salomão ( in memoia ).

Com rica programação o Rio Psiu Poético reunirá participantes de Minas, Rio, São Paulo, Brasilia, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Sul, entre outros e contará com apresentações em várias vertentes da cultura brasileira.

O homenageado Waly Salomão é quinto dos sete filhos de um imigrante sírio com uma sertaneja. Waly nasceu em Jequié/BA em 3 de setembro de 1943. Formou-se em Direito em 1967 na Universidade Federal da Bahia, onde também cursou a Escola de Teatro.

Na década de 1960, participou do movimento tropicalista. Figura importante da contracultura no Brasil, nos anos 1970 atuou em diversas áreas da cultura brasileira. Seu primeiro livro foi “Me segura qu’eu vou dar um troço”, de 1972. A obra, considerada radical, visceral, densa e revolucionária, marca a estética pós-tropicalista. Waly ganhou, em 1997, o Prêmio Jabuti de Literatura com o livro de poesia Algaravias. Seu último livro foi Pescados Vivos, publicado em 2004, após sua morte.

Enveredando pelo universo musical, foi letrista de canções de sucesso, como Vapor Barato, em parceria com Jards Macalé. Suas canções foram interpretadas por Maria Bethânia, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, Gal Costa e O Rappa, entre outros. Nos anos 1990, Waly Salomão produziu dois trabalhos de Cássia Eller: Veneno AntiMonotonia, de 1997, e Veneno Vivo, de 1998. Morreu em 5 de maio de 2003, vítima de um tumor no intestino.

Em Montes Claros, o Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético é realizado pelo Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros e a UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros).

Sobre o autor
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem
Revista Nova Imagem, sua fonte de informação.
Deixe um comentário:
Inscreva-se em nossa Newsletter e receba as últiamas notícias em seu e-mail:
Últimas Notícias
Jesus Pearce
Nonato Santos

Mais um festejo de São Francisco das Chagas

No Sábado, 25/09, teve início mais um festejo de São Francisco das Chagas, no povoado Alto São Francisco município de São João do Soter, mais foi no domingo que juntamente com minha esposa (D.Elizane) resolvemos fazer uma visita ao Alto, matar a saudade pois não fomos em 2020, o pessoal

LEIA MAIS »
Leia também
Join our newsletter and get 20% discount
Promotion nulla vitae elit libero a pharetra augue